O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para uma dica importante: Antes de ir à praia, você precisa baixar o aplicativo CBMSC Cidadão. Nele, você pode ver qual bandeira está colocada em cada praia, identificando assim os locais com alto, médio e baixo risco de afogamento. Por meio dele, é possível escolher a praia mais segura para você e sua família, podendo, inclusive, consultar também os locais com incidência de água-viva (sinalizados com a bandeira lilás).
A consulta ao aplicativo é essencial, considerando o número de afogamentos registrados no Estado. Entre os dias 16 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025, o CBMSC realizou um total de 1.818 salvamentos por afogamento, em água doce (rios, cachoeiras e lagoas, por exemplo) e salgada (mar).
O índice está em conformidade com a quantidade de turistas no estado, que, conforme previsão do Governo de Santa Catarina, pode chegar à marca de 3,1 milhões de pessoas na alta temporada. Com base nessa expectativa, o efetivo de guarda-vidas civis e militares foi previamente reforçado, garantindo o atendimento em todas as regiões do estado.
Confira a seguir as praias que mais registraram salvamentos por afogamento, no período de 16 de dezembro de 2024 até 15 de janeiro de 2025 (obs.: Os dados podem sofrer atualizações):
Vale lembrar que cada BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) é responsável pelo atendimento à população em várias cidades. Entre os três primeiros batalhões com mais salvamentos por afogamento registrados, veja quais foram as praias com o maior índice desta ocorrência (os dados podem sofrer atualizações).
Em relação aos óbitos por afogamento, no período de 16 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025, foram registrados 07 mortes em água salgada (mar) e 02 em água doce (rios, lagos e cachoeiras, por exemplo). Além disso, 04 registros estão sob investigação.
Seguem datas e locais das ocorrências de óbito por afogamento:
Água salgada:
27/12/24 - Itapoá
29/12/24 - São Francisco do Sul
30/12/24 - Itapoá
30/12/24 - Itapoá
01/01/25 - Florianópolis
01/01/25 - Garopaba
12/01/25 - Florianópolis
Água doce:
21/12/24 - São João Batista
28/12/24 - Itajaí
Tanto nos casos de salvamentos por afogamento (com vida) ou com óbito por afogamento, o maior índice de ocorrências continua sendo em áreas não guarnecidas ou distantes dos postos guarda-vidas. Dos 09 óbitos registrados, 07 foram em áreas não guarnecidas por postos guarda-vidas.
O CBMSC ressalta a importância de consultar o aplicativo CBMSC Cidadão, que permite visualizar quais praias possuem a bandeira verde (baixo risco de afogamento), evitando os locais com a bandeira vermelha. Nas praias, a orientação é para que os banhistas não entrem no mar onde houver a bandeira vermelha, que indica a presença de corrente de retorno e alto risco de afogamento.