Nesta semana, estudantes do primeiro período de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, visitaram o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Chapecó, e tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura de atendimento dos bombeiros.
Os 32 estudantes da disciplina, fundamentos do cuidado profissional I, conheceram sobre as áreas de atuação do CBMSC, viaturas, equipamentos e cursos para a comunidade. Para os estudantes foi uma oportunidade de conhecer mais uma estrutura de conhecimento emergencial e vários demonstraram interesse em realizar os cursos do CBMSC, como o Curso Básico de Atendimento a Emergêcias (CBAE), o Treinamento Básico de Atendimento à Emergências (TBAE) e o Curso de Bombeiros Comunitários (CBC).
Houve também uma prática de reanimação cardiopulmonar (RCP) para enfatizar a importância do suporte básico de vida, e as nuances do atendimento pré-hospitalar. As visitas das turmas de instituições de ensino superior de Chapecó e região são uma forma de aproximar o CBMSC da comunidade e fomentar nos estudantes o desejo de se tornarem bombeiros comunitários e militares.