Encerrado hoje o primeiro dos 03 cursos de intervenção em áreas deslizadas no Centro de Referência em Áreas Deslizadas no 14ºBBM, em Xanxerê.
Um curso de apenas uma semana, mas bastante intenso, uma vez que os alunos têm aulas inclusive nas noites e madrugadas. O curso busca reproduzir fielmente um cenário real de desastre com deslizamento de solo, muita lama, terreno alagado e condições climáticas desfavoráveis. Circunstâncias estas encontradas realmente esta semana na cidade de Xanxerê, onde está muito frio e chovendo. Uma novidade do curso foi a oficina de resgate em trincheira, como estão sendo chamadas as técnicas para desastres em áreas urbanas, ocorrências que acontecem com cada vez mais frequência no dia a dia das equipes de plantão do CBMSC.
Os 22 alunos foram aprovados no curso e espera-se que possam levar os novos conhecimentos para seus locais de trabalho, seja nos batalhões de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Joaçaba e Curitibanos e também para os outros estados que fizeram o curso: Paraíba, Rio de Janeiro e Paraná.
Na próxima semana já inicia a próxima turma, a qual é aguardada com expectativa.
Parabéns aos concluintes.
Créditos:
Texto: capitão Alan Delei Cieluzinski
Imagens: Divulgação CBMSC/Coordenadoria de Deslizamentos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina