A Seção de Atividades Técnicas de Blumenau (4ª/3ºBBM) deflagrou mais uma operação de fiscalização nas principais casas noturnas do município, na última semana. Ao todo foram verificadas sete edificações classificadas, segundo a IN 001/DAT/CBMSC (instrução normativa – ACESSE AQUI), como ocupações de reunião de público com concentração de público.
Além do comandante e subcomandante da SAT, participaram também dois vistoriadores de funcionamento e o chefe de socorro daquele dia. As inspeções foram realizadas da seguinte maneira: enquanto dois militares acompanhavam o responsável pelo imóvel na verificação dos respectivos atestados para funcionamento e mecanismos de controle de público, os demais vistoriavam as saídas de emergência do local, com atenção especial ao aspecto da desobstrução.
De maneira geral, foram constatadas irregularidades simples e facilmente sanáveis. Todavia, em dois dos estabelecimentos fiscalizados, os Bombeiros Militares depararam-se com situações que envolviam obstrução de rotas de fuga: em um dos locais, das quatro saídas existentes, uma delas estava trancada com cadeado, e outra quase integralmente obstruída por objetos diversos, pertencentes à banda que tocava naquele instante. Na outra casa noturna, objetos de decoração também impediam o correto funcionamento de uma das saídas existentes.
Com relação às saídas de emergência os responsáveis pelas edificações sanaram de imediato os referidos problemas, desobstruindo-as completamente. Ainda assim, foram detectadas outras deficiências, de menor gravidade, nos outros sistemas de segurança.
De acordo com o Comandante da SAT de Blumenau, Capitão BM Daniel Gevaerd Müller, “a operação se mostrou bastante frutífera, pois foi possível implementar medidas efetivas de segurança em prol do público que se fazia presente naqueles estabelecimentos”.
Este tipo de ação já está incorporado à rotina da atividade de prevenção contra incêndio e pânico da SAT de Blumenau, representando uma das prioridades elencadas pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar também nos demais municípios pertencentes à sua circunscrição.
Créditos: Aspirante a Oficial BM Jefferson Luiz Machado - Chefe da comunicação social do 3º BBM