Os Guarda-Vidas do Posto Central da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, atenderam a uma ocorrência de obstrução de vias aéreas na última quinta-feira (17/01). Um menino de 1 ano e 4 meses, que estava inconsciente e sem respirar, foi conduzido pela família até o posto. De acordo com relatos, o menino estava se alimentando e engasgou-se. Imediatamente o Guarda-Vidas Civil Vinícius Januário de Oliveira Marcelino iniciou as manobras de desobstrução, que fizeram a criança voltar a respirar e a ficar consciente. Paralelamente foi acionado o apoio da ambulância do SAMU, para dar continuidade ao atendimento.
De acordo com o Capitão BM Eduardo Silveira Peduzzi, que acompanhou a ocorrência chegando em apoio à ambulância, “a criança foi salva graças a atuação rápida dos Guarda-Vidas, que realizaram as manobras corretamente e evitaram uma possível consequência pior”, relatou o Oficial Ronda de Praia do dia.
O menino foi conduzido para a UPA Norte, e em seguida liberado pela equipe médica. Emocionada, a família retornou ao Posto Guarda-Vidas para agradecer aos profissionais pelo salvamento.
Créditos: Cabo BM Maria Gabriela - B5 do 1º BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina