Força-Tarefa do 3º BBM realiza treinamento de 22 horas

A Força-Tarefa do 3º BBM realizou no dia 11 de maio, a segunda edição do Exercício de Desenvolvimento da Liderança. O exercício, que rompeu a madrugada, teve 22 horas de duração, com início às 14 horas da quinta-feira e término por volta do meio dia de sexta-feira, 12. Com a presença de 10 bombeiros militares, o objetivo foi forjar em cada participante atributos afetivos de liderança como espírito de grupo, espírito de cumprimento de missão, resistência, rusticidade e abnegação, em ocorrências continuadas de desastres naturais. A didática utilizada pela coordenação do exercício, de maneira pedagógica e controlada, foi pautada sob aspectos de privação de sono e alimentação, associadas ao desgaste físico, a fim de testar aspectos psicológicos, motores e cognitivos dos participantes.

As simulações ocorreram em diversos pontos do município de Blumenau. Foram desenvolvidas atividades de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Combate a Incêndio Florestal, Resgate em Ribanceira, Busca de pessoas perdidas em mata e Resgate em Inundações. Em cada situação, os riscos de uma ocorrência real eram replicados de maneira controlada, para que o máximo pudesse ser extraído de cada participante. Além disso, houve revezamento do comando da equipe ao fim de cada exercício, para que todos tivessem a oportunidade de desenvolver a experiência desejada no exercício.

“Foi uma grande oportunidade para fortalecermos a Força Tarefa no quesito técnico, físico e laços de fraternidade, no qual a união entre a equipe é fundamental para a conclusão das missões”, explicou Soldado Valmir Roberto Martins Junior, um dos integrantes da FT-03 e participante do treinamento. “O maior desafio foi superar a privação de sono durante as atividades noturnas e manter a concentração nas técnicas e segurança durante a missão. Esse exercício nos mostra como somos capazes de superar momentos de dificuldade nos quais a emergência real exigirá”, concluiu.

Ao final do exercício, foi realizada uma corrida em pelotão de aproximadamente 4 km, partindo da Prainha, local do último exercício, até a sede do 3º BBM. Apesar do cansaço, da fome e do sono, as atividades foram desempenhadas com excelência pela equipe. “Ficou evidenciado nos integrantes da FT03 os atributos de liderança a partir do conhecimento de seus limites diante das dificuldades em eventos típicos de atuação da Força Tarefa CBMSC”, destacou o Capitão Renan César Vinotti Ceccato, comandante da Força Tarefa do 3º Batalhão e coordenador do exercício.

Texto: Daniel Felipe Nogueira, Sd Cláudio Luis da Silva Junior e Cap BM Renan Cesar Vinotti Ceccato

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina