Forças-tarefa participam de simulado integrado com resgate de vítima confinada

30.09 ForcaTarefa4

Bombeiros Militares das Forças-tarefa 07 (FT-07) e 09 (FT-09) participaram de um simulado de atendimento a ocorrências complexas, promovido pela Secretaria Estadual de Defesa Civil (SDC) através das Coordenadorias Regionais de Jaraguá do Sul. Durante a ação, realizada entre os dias 24 e 25 de setembro, foi criado um cenário com resgate de vítima confinada, em São Bento do Sul, denominado “ Operação Primavera”.

Com intuito de priorizar ações de preparação a desastres, a atividade integrou agências de respostas nas esferas Federal, Estadual, Municipal e Civil, com foco na área de abrangência da BR-280 e comunidades situadas em áreas de risco.

30.09 Simulado

O registro de ocorrências deste tipo costuma ser recorrente no Vale do Itapocu e região do Litoral Norte, principalmente entre a primavera e o verão. A operação enfatizou municípios mais suscetíveis a desastres de origem hidrometeorológica na região.

As ocorrências simularam o socorro de um funcionário preso no túnel, escavado em Rio Natal. Na encenação, a vítima teria perdido a consciência por conta da atmosfera perigosa e estava acompanhada de outros colegas de trabalho, presos após o colapso na entrada do túnel.

Para as ações de resgate, os militares aplicaram conhecimentos de busca e resgate em áreas de deslizamentos e resgate de vítimas em galerias subterrâneas, simulando ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec).

O simulado contou com a presença de mais de 50 participantes, incluindo o binômio Cabo BM De Souza e o cão de busca Zaara, além de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Corupá, Itaiópolis, Indaial, Guaramirim e região. A ação também contou com apoio da aeronave Arcanjo-03.

A atividade permitiu o aprimoramento de técnicas e táticas de resgate, com envolvimento de diferentes órgãos envolvidos no simulado. A integração e afinidade entre as instituições são fatores primordiais para o sucesso no atendimento em ocorrências de grande magnitude, beneficiando ainda mais a população no atendimento de situações complexas.

Créditos: Divulgação 7º e 9º BBM