Na sexta-feira, 15, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) com sede em Itajaí realizou uma solenidade de formatura de novos guarda-vidas civis voluntários (GVCV) em Itapoá. Os formados atuarão nas ações de prevenção e salvamento durante a temporada da Operação Veraneio 2023/2024.
O evento contou com a presença de alguma autoridades, entre elas o subcomandante do 7ºBBM, major Filipe Daminelli, o ex Comandante-Geral, coronel Onir Mocelin, o prefeito de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia e o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando dos Santos Silvia.
Os 31 GVCV alcançaram êxito nas provas dos dois cursos realizados, entre outubro e dezembro, cujas aulas ocorreram em Itapoá e em piscina na cidade de Guaratuba no Paraná. Vale ressaltar que os cursos de formação de GVCV têm como missão capacitar pessoas para atuarem no litoral, lagoas e represas do estado, na área do salvamento aquático.
As primeiras colocadas no curso foram as GVCV Silvina Eim Pina e Natalí Della Savia, alunas do primeiro e segundo curso, respectivamente. Sendo que é a primeira vez que esta colocação é ocupada por mulheres nos cursos de formação de GVCV do município.
Durante a cerimônia foi realizada a entrega de uma viatura, um veículo zero Km da marca FIAT, modelo Argo Drive. O automóvel foi adquirido com recursos do convênio municipal entre o CBMSC e a prefeitura municipal de Itapoá. A viatura será utilizada para vistorias e fiscalizações no município, o que permite que ocorra uma modernização na frota do quartel e que, consequentemente, sejam melhoradas as condições de trabalho e a eficiência no atendimento à população.