PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (423 palavras)

FORMATURA DO CURSO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS E ENTREGA DA REFORMA DO QUARTEL DE CANASVIEIRAS

Na tarde de quinta-feira, 26, realizou-se a solenidade de formatura do Curso de Bombeiros Comunitários (CBC) - turma Norte e a entrega da reforma das instalações físicas do quartel de Canasvieiras. 



Durante o ato especificou-se os detalhes da reforma sendo eles: revitalização da pintura e ampliação da área construída, contando agora com sala de assepsia, almoxarifado de materiais de ambulância, depósito geral, lavanderia, novo alojamento com banheiro, sala de comando e sala para coordenação de programas comunitários na região do norte da Ilha, além de reestruturação dos espaços de garagem e cobertura para abrigar as viaturas dos bombeiros e do SAMU. A implementação e ampliação do quartel foi possível com recursos da emenda parlamentar Nº 17.875 de 26 de dezembro de 2019, cujo valor possibilitou a melhoria das instalações físicas que atenderão todo norte da ilha foi de R$ 350.000,00 mil reais. 

Logo em seguida sucedeu-se a solenidade de formatura dos, agora, bombeiros comunitários. O CBC é um dos diversos programas de capacitação da comunidade oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que objetiva a formação de cultura preventiva e reativa frente às emergências, facultando a membros da comunidade, a condição de atuar em apoio ao CBMSC na execução desses serviços públicos.



A turma Norte foi carinhosamente nomeada de turma Shappo em homenagem ao bombeiro em memória Smaylin Willian Schapoo. O referido bombeiro fez parte da história do CBMSC e foi homenageado pelo serviço prestado à corporação em vida.



Iniciaram o curso 34 alunos dentre os quais seis desistiram no decorrer da formação. Esses alunos contaram com 414 horas aulas teórico-práticas e 240 horas de estágio supervisionado, distribuídas em 3 meses, recebendo instruções de combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, noções de busca e salvamento, brigada de incêndio e diversos simulados operacionais.



A partir de hoje, 28 novos bombeiros comunitários se juntarão aos 110 bombeiros comunitários ativo do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em Florianópolis, aptos para atuarem nas ambulâncias e caminhões de incêndio realizando um serviço de excelência junto ao efetivo do CBMSC salvando vidas!


Créditos:
Texto: agente temporário Mariane Schmitt
Imagens: agente temporário Mariane Schmitt
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193