Nesta semana, Bombeiros Militares da OBM (Organização Bombeiro Militar) de Fraiburgo participaram do 2° Encontro Catarinense de Trauma, evento dedicado ao Atendimento Pré Hospitalar com foco em ocorrências de trauma. Na ocasião, equipes nacionais e internacionais puderam compartilhar experiências e concorrer a uma vaga para a Seletiva Nacional de Trauma. O quartel de Fraiburgo foi representado pelo Soldado BM Diego Trombetta e Soldado BM Julian Rodrigues Trindade, que estiveram presentes nos dias 15, 16 e 17 de março, em Concórdia.
Além dos Bombeiros Militares, as equipes eram compostas socorristas, Bombeiros Voluntários, Comunitários e equipes do SAMU. As provas apresentaram diferentes cenários, simulando com alto grau de realismo ocorrências como acidentes veiculares, de trabalho, em ambientes rurais e explosões, entre outros. Nestes cenários, as duplas deveriam estabilizar e auxiliar as vítimas da melhor forma possível, sempre sob rígida e criteriosa avaliação dos assessores da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento - ABRES.
As provas se dividiam em duas categorias: Standart, para o resgate simulado de uma vítima, e Complexa, com dois figurantes que representavam vítimas presas às ferragens, desafiando o atendimento feito por apenas dois socorristas. A complexidade dos cenários exigiu afinidade entre os integrantes, velocidade para tomada de decisões e criatividade na resolução das adversidades apresentadas, o que possibilitou um grande aprendizado e troca de experiência.
Como ganho, as equipes retornaram aos seus locais de origem com mais conhecimento e técnica, qualidades que refletirão em melhorias no atendimento à comunidade, objetivo principal dos profissionais que estiveram no encontro.
Créditos: Soldado BM Diego e Soldado BM Trindade
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina