Palco de marcantes tragédias envolvendo deslizamentos de terra ao longo de sua história, o município de Blumenau foi escolhido pela primeira vez para receber o Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas (CIAD) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Os alunos contemplados foram os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da corporação, que encerraram as atividades após um extenuante exercício simulado no último sábado, 16.
Esta foi a 25ª edição do CIAD, que geralmente é ministrado no município de Xanxerê. A primeira edição ocorreu em 2011 como reflexo da dificuldade enfrentada pelos bombeiros militares que atuaram no desastre de 2008 no Vale do Itajaí. "A ideia de treinar bombeiros militares para atuar com segurança e eficiência em áreas deslizadas surgiu após uma tragédia na região de Blumenau e agora, 17 anos depois, estamos realizando o curso aqui no município. De certa forma, é um retorno às origens da atividade", menciona o comandante da Força Tarefa-03 e um dos instrutores, capitão Fillipi Pamplona.
O treinamento ocorreu no Centro Esportivo Bernardo Werner e contou com o apoio do SESI, da Prefeitura de Blumenau e da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A formação se iniciou na terça-feira, 12, quando os 16 alunos foram instruídos sobre mecânica dos solos, gerenciamento de operações, escoramento, técnicas de desmanche e sobre o uso de ferramentas e equipamentos. Os cadetes também aprenderam a operar miniescavadeiras e foram habilitados a auxiliar os binômios presentes em uma ocorrência, ou seja, como ajudar na execução da operação com cães.
"Me sinto feliz por termos, mesmo com todas as dificuldades impostas, conseguido colocar esse curso em prática e partilhado esse conhecimento com os futuros oficiais do CBMSC", comenta o comandante da Academia de Bombeiro Militar, Presidente da Coordenadoria de Intervenção em Áreas Deslizadas e um dos instrutores do curso - major Alan Delei Cielusinsky.