A Organização Bombeiro Militar (OBM) localizada em Gaspar realizou a “Instrução de Manutenção Mensal” de maio com o tema “Gerenciamento de Crise”, envolvendo o comportamento suicida. Na sexta-feira (11/05), o Major PM Vicente, na função de negociador do BOPE-SC, orientou os Bombeiros a agirem como primeiro interventor buscando controlar a situação e evitar que o pior aconteça, considerando que Corpo de Bombeiros, em situações de tentativa de suicídio, geralmente é o primeiro a ser acionado.
Os Militares receberam informações teóricas sobre como agir nestas ocorrências. Como nos demais atendimentos, o Ciclo Operacional compreende quatro fases principais: prontidão, acionamento, resposta e finalização. Todo o treinamento visa resolver a situação da melhor forma possível, sem danos à vida.
De acordo com o Ministério da Saúde, dados estatísticos apontam o município de Gaspar como um dos maiores em índices de suicídios em Santa Catarina. No País, a região Sul detém a maior quantidade, mais especificamente o estado do Rio Grande do Sul, que atinge a média de 11 suicídios a cada 100.000 habitantes. O estado de Santa Catarina detém o índice médio de 7 ocorrências a cada 100.000 habitantes, sendo a macrorregião Oeste a que mais ocorrem suicídios, com índice de 11 casos a cada 100.000 habitantes, igualando-se ao Rio Grande do Sul.
Além dos Bombeiros Militares de Gaspar, participaram do evento integrantes da Secretaria de Saúde Municipal e a equipe do SAMU.
Créditos: Soldado BM Valmir.