Na tarde de sábado, 22, por volta das 14h00, a equipe de busca do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar - Florianópolis, foi acionada para encontrar duas vítimas perdidas na mata no alto do morro do Cambirela.
A equipe de plantão do GBS, composta pelo sargento Porto, cabo Bonatelli e bombeiro comunitário Levi, conseguiu efetuar contato com uma das vítimas e obter localização do paradeiro dos solicitantes.
Considerando o tempo de subida via terrestre e a localização das vítimas fora das trilhas, além da descida íngreme em área remota, foi imposto pela situação a necessidade de uma aeronave, de modo que a equipe de busca conseguisse acessar as vítimas com luz do dia.
Com apoio do comandante de área, foi realizado contato com a aeronave Águia da Polícia Militar de Santa Catarina, que prontamente atendeu a solicitação de apoio.
A aeronave Águia realizou o transporte da equipe até a crista da montanha do Cambirela, próximo da área conhecida como falso cume. A guarnição então partiu para busca, enfrentando bastante dificuldade de acesso por se tratar de área de baixa atividade humana, com trilhas cobertas pela vegetação.
Após cerca de uma hora de caminhada, foi obtido o acesso pela picada de mata aberta pelos solicitantes, tratando-se de mata virgem, sem trilha, por vezes, utilizando o curso de água.
As vítimas encontravam-se conscientes, apresentando apenas algumas escoriações. Estavam sem equipamentos mínimos e suprimentos para esse tipo de atividade.
Foi realizado um briefing entre todos os envolvidos sobre a necessidade de deslocamento ágil de volta para a crista e para área de trilha para evitar caminhar de noite em mata virgem.
Após chegada ao ponto de extração da equipe e das vítimas, foi realizado contato com a aeronave Águia que realizou a extração das vítimas para local seguro.
CBMSC alerta para alguns cuidados ao realizar trilhas
Confira os principais riscos de fazer uma trilha e quais acidentes frequentes nestes locais:
- Quedas devido ao terreno acidentado;
- animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões);
- perder-se em local desconhecido e não conseguir voltar.
Dicas:
- Ter preparo físico compatível com a dificuldade do percurso;
- preferencialmente fazer uma visita guiada;
- avisar os parentes e amigos que irá fazer a trilha, informando a duração e o percurso;
- calcular o tempo para ir e voltar ainda durante o dia;
- levar um telefone celular com a bateria carregada;
- portar água e alimentação leve;
- não tentar atravessar um curso d'água que ultrapasse a linha da cintura ou tenha correnteza;
- procurar informar-se da previsão do tempo;
- utilizar calçados adequados;
- ter cuidado ao se aproximar de locais muito íngremes para tirar fotos, apreciar a paisagem ou pescar;
- não tentar manipular animais peçonhentos;
- recolher todo o lixo.
Caso você se perca:
- Acione o socorro pelo telefone 193;
- o aplicativo WhatsApp, por exemplo, possui um sistema de envio de localização, que pode ser utilizado para facilitar as equipes de socorro.
- caso não seja possível, permaneça no local onde está para evitar desgaste físico e se afastar ainda mais do início do percurso.