REUNIÃO COM GRUPO DE TRABALHO PARA HOMOLOGAÇÃO DE PROJETOS É REALIZADA EM ITAJAÍ

Na tarde de segunda-feira, 06, foi realizado em Itajaí o primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho (GT) voltado à homologação dos projetos Guarda-Vidas Mirim e do Jovem Guarda-Vidas. A demanda, oriunda tanto da Coordenadoria de Programas Comunitários como da Coordenadoria de Atividades Aquáticas, visa transformar em programas, aos moldes atualmente vigentes e estabelecidos pelas Normas Gerais e Complementares de Ensino da Diretoria de Instrução e Ensino do CBMSC.

Na mesma linha do Projeto Golfinho, o GV Mirim e o Jovem GV têm como objetivo geral a redução dos índices de afogamentos fatais não intencionais. Para tanto, o GT em questão busca as melhores estratégias práticas e pedagógicas devidamente exequíveis para sua execução. O GT tem como finalidade reforçar aos atores envolvidos no cenário a importância da participação não somente de guarda-vidas militares (GVM) e guarda-vidas civis voluntários (GVCV) neste processo, mas também do estreitamento de laços institucionais com as secretarias municipais, clubes de natação e com as universidades locais.

De acordo com as faixas etárias, basicamente, os projetos em questão voltam-se para o desenvolvimento de competências aquáticas das crianças e adolescentes que deles participarem - prática de natação e auto salvamento - além é claro do fomento e estímulo a todos ao serviço de guarda-vidas no momento em que possuírem idade para este futuro desafio.

Participam do grupo os GVM e GVCV de nove municípios do 7º BBM (Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá e Jaraguá do Sul), além de representações do 13º BBM (Itapema e Bombinhas).

O próximo encontro presencial dos participantes do GT deve ocorrer ainda no mês de maio, de modo a colocar-se na prática a execução dos projetos pilotos na janela de tempo entre o início de junho até o final de setembro deste ano. A 1ª reunião presencial do GT foi agraciada com a participação do Ex-Comandante-Geral do CBMSC e Ex-Deputado Estadual, Onir Mocellin.

Texto: capitão Rafael Manoel José
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.