Guarda-vidas e Bombeiros Militares são homenageados em São Francisco do Sul

Devido a números positivos expressados durante a última temporada, representantes da Câmara de Vereadores reconheceram os esforços do 2º Pelotão da 3ª Companhia do 7ºBBM em uma homenagem realizada na última terça-feira (27). Foram convidados para a cerimônia 82 Guarda-vidas civis e 18 Bombeiros Militares, que atuaram na Operação Veraneio 2018/2019.

Entre as atividades realizadas pelo 2º Pelotão na Operação Veraneio,  destaca-se o Serviço de Salvamento Aquático, que exige alta operacionalização e recursos empregados, extremamente importantes para a segurança dos banhistas. Na temporada, 18 Bombeiros Militares atuaram, sendo seis deles responsáveis pela coordenação de 82 Guarda-vidas Civis que trabalharam em 16 postos, distribuídos em oito praias da cidade. A ação abrangeu uma área total de 14 quilômetros.

Somente na última temporada, o 2º Pelotão promoveu 220 mil prevenções, 76 salvamentos sem registro de óbitos em área patrulhada, 160 atendimentos a pessoas com necessidades especiais no projeto “Praia Acessível”, 405 atendimentos a vítimas de queimaduras por água-viva e 23 identificações de crianças perdidas, que foram entregues aos pais. Além do trabalho intensificado nas praias, foi realizada a formatura de 196 crianças no Projeto Golfinho, voltado para a instrução de crianças sobre os principais riscos de acidentes em ambientes aquáticos.

O Deputado Estadual e Coronel BM RR Onir Mocellin participou da cerimônia e também foi homenageado. Durante o evento, ainda foram formados 40 novos alunos no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), voltado para a prevenção e atendimento em primeira resposta para integrantes da comunidade.