6º BBM sedia e vence 3º Desafio Catarinense de Resgate Veicular

Bombeiros Militares de todo país participam entre os dias 21 à 24 de maio de dois grandes eventos de resgate veicular. Na última terça (21) e quarta-feira (22), o “Holmatro Rescue Experience”, um dos maiores eventos do tema da América Latina, reuniu bombeiros em palestras e simulados sobre o trabalho de desencarceramento de vítimas em situações de acidente veicular. Na quinta (23) e sexta-feira (24), também foi realizado o “3º Desafio Catarinense de Resgate Veicular”, competição estadual em que equipes enfrentam cenários diversos que simulam acidentes de trânsito.

27 05 ResgateVeicular

Holmatro Rescue Experience

Encerrado na última quarta-feira, o evento nacional contou com palestrantes de Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além representantes da concessionária CCR Via Oeste.

As ações foram promovidas com objetivo de fomentar a cultura do Resgate Veicular na América Latina, contribuindo para a diminuição das vítimas fatais nas estradas e vias onde os bombeiros atuam. O projeto se apresenta como um evento multidisciplinar, transformando cada estação de treinamento em uma grande sala de aula. As atividades são praticadas com base em princípios internacionalmente indicados pelos novos protocolos do segmento.

27 05 ResgateVeicular2

As oficinas do Experience funcionam como estudos de casos reais, replicados em três estações: Comando, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e Técnicas de Salvamento Veicular, níveis leve e pesado. Neste contexto, o evento se fundamenta em apoiar guarnições e equipes, trazendo casos práticos para desenvolvimento da tomada de decisão sobre planos de desencarceramento, interação entre equipe médica e técnica, diferenciação entre tipos de estabilização e outros assuntos pertinentes ao tema.

Desafio Catarinense de Resgate Veicular

Após o Holmatro Rescue Experience, foi realizado o 3º Desafio Catarinense de Resgate Veicular durante os dias 23 e 24 de maio. O evento estadual promove a competição entre equipes, que se enfrentam em diversos cenários de resgate veicular.

Nesta edição, a equipe de Chapecó foi a vencedora e garantiu vaga no campeonato nacional, que será realizado em Brasília. Os melhores do país, por sua vez, competirão no campeonato mundial que acontecerá em Paris, neste ano. Os militares catarinenses são destaque nesta competição, marcando presença nas duas últimas edições mundiais, que aconteceram na Romênia e na África do Sul.

27 05 ResgateVeicular3

Provas

Cada equipe simulou o resgate de vítimas em duas modalidades: a prova rápida,com uma vítima e um tempo máximo para trabalho de 10 minutos, e uma prova complexa, com extração de duas vítimas em até 30 minutos. Cada equipe era composta por seis elementos: um comandante, dois resgatistas, dois socorristas e um logística e foi avaliada por um corpo técnico de diversas regiões do Brasil. Ao final do evento, as equipes com as melhores pontuações foram premiadas da seguinte forma:

27 05 ResgateVeicular4

4º lugar: 6º Batalhão de Bombeiros Militar - Seara 1

5º lugar: 6º Batalhão de Bombeiros Militar – Pinhalzinho

27 05 ResgateVeicular5

O 3º Desafio Catarinense de Resgate Veicular e o Holmatro RescuExperience foram realizados pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar durante o "Maio Amarelo", campanha dedicada à conscientização para prevenção dos acidentes de trânsito. Em ambos os eventos, centenas de bombeiros aprimoraram suas técnicas e táticas para socorrer com cada vez mais eficiência a sociedade.

Confira todas as fotos do evento clicando aqui.

Créditos: Texto: 1º Tenente BM André Felipe Nunes da Silva. Fotos: 2º Sargento BM Tarcísio Beccari da Silva