Aconteceu na câmara de vereadores do município de Lages, no dia 20, uma homenagem ao serviço de cães do 5º Batalhão (Lages). Na ocasião, foram homenageados os cães Orion e Sasuke, do soldado Rangel e do soldado Galli, bem como o comando do Batalhão. A homenagem se deu pela atuação dos militares no desastre ocorrido no município de Petrópolis-RJ, onde o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apoiou o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no desastre ocorrido.
Proposta da vereadora Katsumi Yamaguchi, o serviço de cães do 5º Batalhão foi homenageado por todo o seu histórico - serviço instalado desde de 2016 - se tornando operacional a partir de 2017 com a certificação do binômio formado pelo cão Barney e soldado Rangel.
Fez uso da palavra o comandante interino do 5º Batalhão, o major Mateus Muniz Corradini, que contextualizou a relevância da atividade de cinotecnia do CBMSC, bem como do serviço na região serrana; também, foi relatado aos presentes, de forma cronológica o treinamento dos cães Orion e Sasuke até o momento do acionamento para Operação Petrópolis, ocorrência que deu origem a homenagem.
Por fim, também foi homenageado o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, no qual o presidente do Hospital foi homenageado em nome da instituição apoiadora do serviço de cães do Batalhão.
Créditos:
Texto: B-5/5ºBBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina