Homenagem aos Tombados em Serviço é realizada no CEBM

CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos (acesso rede CBMSC)

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou nesta segunda-feira (03/02) a cerimônia alusiva a Homenagem aos Tombados em Serviço, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) em Florianópolis. Na ocasião, foi realizada a salva de tiros e o depósito de uma coroa de flores no obelisco, dedicado aos profissionais que perderam a vida dedicando-se à profissão.

Atualmente, são 27 bombeiros mortos em serviço que são lembrados e homenageados.

A solenidade integra a programação alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 2 de Julho. Os Cadetes da Academia Bombeiro Militar (ABM) conduziram ainda, em passo marcado, uma coroa de flores também ao Busto de Dom Pedro II, Patrono do Bombeiro Militar, naquela unidade de ensino.

O Subtenente BM Henrique Nakalski, membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais (ALMESC), fez a leitura do texto “Mortes de um Herói”, de sua autoria, no qual descreveu não só o padecimento do bombeiro sob combate, mas as lutas diárias que o profissional enfrenta, vindo a perder parte da sua vida e de sua vitalidade “se reerguendo em ato de ressurreição”, a cada desafio enfrentado, mesmo em vida.

O Capelão dos Militares Estaduais, Coronel PM Padre Valdemar Groh, afirmou que devemos relembrar com saudade daqueles que serviram com o preço da própria vida, e que eles estarão conosco quando mencionarmos seus nomes.

“A homenagem é uma forma de reconhecimento institucional aos bombeiros que já cumpriram sua missão, e uma reflexão sobre os nossos processos de trabalho diário”, explica o Comandante-Geral, do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou em seu discurso que o CBMSC é a instituição da segurança que primeiro leva alento aos catarinenses em seus momentos mais difíceis, como nos acidentes e desastres naturais. “É justa a lembrança ao que a instituição tem de mais precioso: seu capital humano. Heróis fardados de azul e vermelho, dotados de profissionalismo e amor para cumprir sua nobre missão”, pontuou.

Créditos: Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques – CCS do CBMSC