PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (628 palavras)

Homenagens marcam o Dia do Bombeiro no Comando-Geral

Neste Dia do Bombeiro, 02, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebrou com as pessoas que fazem parte da história da corporação. Foram concedidas as Comendas da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, a mais alta honraria da corporação e também houve o ato de homenagem aos veteranos.

A Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II é destinada a condecorar militares e civis, sejam brasileiros ou não, como reconhecimento por suas atividades profissionais e sociais. A honraria é concedida sempre no dia 2 de julho, aos cidadãos merecedores de destaque e distinção pelo incondicional apoio dado para a corporação.

0207 diadobombeiro


Nesta manhã o governador Carlos Moisés recebeu a homenagem na Casa da Agronômica, não apenas pelo suporte ao CBMSC durante este período, quanto pelas contribuições nos mais de 30 anos em que serviu ao CBMSC como bombeiro militar.

“Por 30 anos atuei no CBMSC, contribuindo certamente com a nossa instituição. E agora, que estamos no governo de Santa Catarina, promovemos algumas ações para melhorias das condições de trabalho, tanto dos bombeiros militares, quanto dos comunitários e voluntários. Todas as instituições de segurança estão sendo lembradas, e isso não para por aqui. Vamos continuar com apoio e investimentos. Me sinto feliz e agraciado em receber a comenda neste dia tão importante. Minha homenagem a todos os bombeiros do nosso Estado e do Brasil”, disse o governador.

0207 diadobombeiro2

Nesta tarde foram agraciados com a Comenda:

- Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Ricardo José Steil;
- coronel BM RR Adilson Alcides de Oliveira;
- coronel PM Jorge Eduardo Tasca;
- Ivan Frederico Hudler, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina

As honrarias foram entregues pelo Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

 0207 diadobombeiro4

Homenagem aos veteranos

A galeria dos veteranos é composta por todos os militares que estão na reserva remunerada, ou reforma e no último serviço na ativa trabalharam no Comando-Geral, diretorias ou estavam à disposição do Estado.

O intuito da galeria é reconhecer e homenagear a inestimável colaboração de cada um dos militares que atuaram com dedicação e profissionalismo, em prol da sociedade catarinense.

0207 diadobombeiro5

Foram homenageados nesta tarde os seguintes veteranos:

- coronel Adilson Alcides de Oliveira;
- coronel Arnaldo Pedro Maria;
- coronel Jose Cordeiro Neto (In Memoriam) – representado pela senhora Janete Maria de Aguiar Cordeiro;
- coronel Sandro Martins;
- subtenente Jorge Arthur Cameu;
- subtenente Arno Avelino Schussler;
- subtenente Paulo Estevam da Costa;
- subtenente Vladimir Isaac Lopes;
- cabo João José de Oliveira;
- cabo Luiz Carlos Godinho

 0207 diadobombeiro6

Alteração na lei de atuação dos bombeiros comunitários

Nesta manhã, na Casa da Agronômica o governador Carlos Moisés sancionou a lei que altera o texto e a atuação dos bombeiros comunitários, com a prestação de serviço voluntario. Junto com o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Vieira, o documento foi assinado.

Antes os bombeiros comunitários atuavam apenas nas áreas de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar; agora, com a mudança no texto, eles poderão atuar e receber ressarcimento também nos serviços sociais, como, por exemplo, na Banda de Música do CBMSC e no Projeto Golfinho.

0207 diadobombeiro3


Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído por meio da lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios, que em Santa Catarina é chamada de Operação Alerta Vermelho.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo De Souza, Melina Cauduro e Júlio Cavalheiro
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193