PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (301 palavras)

Hospital Infantil recebe evento de prevenção a queimaduras

 

O 1° Batalhão do CBMSC (Florianópolis) participou na terça-feira (06/06) de uma atividade para conscientizar sobre os perigos dos acidentes que resultam em queimaduras. A ação é realizada pela Unidade de Queimados, Setor de Pedagogia e AVOS. Participaram também: SESC, Grupo Naninhas do Bem, Guarda Municipal de Florianópolis, Super Guardiã e Banda da Base Aérea de Florianópolis.

 

 

As queimaduras são consideradas um problema de saúde mundial e sua incidência é maior nos países de baixa e média renda, sendo responsáveis por cerca de 265.000 mortes por ano.

 

 

No Brasil, estima-se que pelo menos um milhão de acidentes por queimaduras aconteçam por ano, sendo 300 mil em crianças. Caracterizando a quarta principal causa de morte entre estas, e também, a quinta causa mais comum de lesões de infância não fatais. (TAKINO et al., 2016; SBQ, 2014).

 

Em estudo realizado no período de junho de 2015 a junho de 2016 no Hospital Infantil Joana de Gusmão, foram atendidos o total de 165 crianças e/ou adolescentes internados. Com média de idade de 4,6 variando entre um e 14 anos. Crianças do sexo masculino estão envolvidas em maior número de episódios de queimaduras e os líquidos superaquecidos são os agentes causadores mais comuns.

 

 

Quanto às áreas acometidas, destacam-se os membros superiores e face, sendo o mês de Janeiro o período com maior número de casos. O local de maior ocorrência é o domicílio, principalmente a cozinha.

 

Neste ano, no período de janeiro á maio 2017 foram atendidos o total de 381 crianças. O dia 06 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras, este dia representa um marco de luta de prevenção e tratamento das queimaduras no Brasil.

 

 

Créditos: 1° Tenente BM André Canever - Chefe do B-3 do 1°BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193