O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugurou na terça-feira (06/10) a subunidade operacional na cidade de São Ludgero, na circunscrição do 8º Batalhão Bombeiro Militar na região Sul do Estado. A solenidade foi prestigiada pelo governador Raimundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, além do Comandante-Geral do CBMSC Coronel BM Onir Mocellin e outras autoridades civis e militares locais.
O ato de inauguração do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de São Ludgero foi possível graças aos esforços do Estado, Município e comunidade. Para a construção da unidade, a prefeitura cedeu o terreno e fez as adequações da antiga rodoviária. O Governo do Estado disponibilizou uma ambulância, um carro utilitário e equipamentos para o imóvel. Já a Cooperativa de Eletricidade do município (Cegero) investiu na compra de um chassi e na transformação de um caminhão tanque.
O quartel iniciou os trabalhos com oito bombeiros militares e mais sete bombeiros comunitários. “Com essa nova estrutura ganhamos em qualidade, eficiência, integração, isso melhora o trabalho operacional e a população é melhor atendida. É uma proteção importante para a cidade”, disse Colombo.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Onir Mocellin, informou que Santa Catarina tem sido exemplo para os demais estados. Conforme ele, enquanto a média dos municípios brasileiros com bombeiros é de apenas 14%, Santa Catarina conta com um bombeiro para cada 2,5 mil habitantes, incluindo os bombeiros voluntários. “Hoje é um dia especial. São Ludgero estará mais segura. Somando esforços estamos melhorando cada vez mais a segurança do povo catarinense.”
“Com essa nova estrutura o município se fortalece, cresce e representa segurança para as famílias e região. Proteger a vida é o que mais importa”, destacou o vice-presidente da Cegero, Eduardo Schlickmann.
Créditos: Elisabety Borghelotti - Secretaria de Estado de Comunicação – Secom // Fotos: B5 da OBM de São Ludgero