PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (495 palavras)

INCÊNDIO DESTRÓI PRÉDIO COMERCIAL NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS

No último domingo, 04, por volta das 16h30min, a equipe de plantão do bombeiro central foi acionada para se deslocar até a rua Trajano, próximo à esquina com a rua Conselheiro Mafra para atender uma ocorrência de incêndio.

Segundo informações iniciais, havia fumaça saindo de um estabelecimento no local. Chegando lá, confirmou-se o incêndio de grandes proporções e a equipe solicitou apoio ao Centro de Operações de Bombeiros Militar (COBOM), que acionou dois caminhões do quartel da trindade para auxiliar na ocorrência.



As chamas se propagaram com velocidade e logo atingiram três estabelecimentos, dentre os quais um restaurante, uma loja de cortinas e uma lanchonete. Em virtude do difícil acesso aos estabelecimentos, foram montadas duas linhas de combate pelo lado externo da edificação e uma terceira, a qual serviria para a realização do combate às chamas pelo acesso ao pavimento superior, onde ficava o restaurante. Acessados os estabelecimentos com o uso de moto abrasivo, os combates conseguiram um melhor acesso às chamas. Em complemento, outra linha de ataque atuava por meio de um estabelecimento vizinho, bem como pelos fundos, controlando o incêndio para que se mantivesse em um único prédio.



Dada a dificuldade para o acesso ao local da ocorrência e para o reabastecimento das viaturas presentes na cena, e igualmente, a necessidade de resfriamento dos prédios no entorno do local incendiado, fora acionado para a ocorrência o caminhão Auto Tanque da Palhoça, a Auto Escada Mecânica e a equipe de plantão do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) com a cascata de ar para apoiar o reabastecimento dos cilindros dos equipamentos de proteção respiratórios (EPRs) em uso pelos combatentes. A guarnição da ambulância (ASU) da Trindade participou da ocorrência ofertando suporte. 

Apoiaram os bombeiros na cena a CELESC, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e um número diverso de bombeiros militares, que, mesmo de folga, colocaram-se à disposição para o apoio. 



Estima-se que tenham sido utilizados cerca de 50.000 litros de água para a realização do combate às chamas e rescaldo. Finalizada a ocorrência e certificando-se de que o incêndio não se propagaria a outros estabelecimentos, o prédio incendiado foi isolado e as últimas equipes ali presentes voltaram à prontidão em seus quartéis de origem.


Na manhã de segunda-feira, 05, os bombeiros militares foram acionados novamente para realizar nova intervenção no prédio, isolando a Rua Trajano pois havia risco de colapso na estrutura do prédio incendiado. A Corporação segue agora com os trabalhos de perícia.


Créditos:
Texto: agente temporário Mariane Schmitt
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193