Na madrugada do dia 7 de agosto, por volta das 03 horas, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em São Bento do Sul, foi acionada para atendimento de uma ocorrência de incêndio numa fábrica de móveis, localizada no bairro Mato Preto. Devido à proporção do incêndio, o qual o fogo já havia tomado uma grande área da empresa e colapsado o teto, foi necessário acionar as equipes de plantão de Rio Negrinho e de Campo Alegre.
Ao longo das 3 horas de combate, às chamas consumiram aproximadamente 1400m² da área total de 3300m² da edificação. Foram utilizados cerca de 90 mil litros de água. No local, a edificação era subdividida em ocupações diferentes, como a empresa de móveis, que era isolada do restante por uma parede corta-fogo, um depósito de tintas e vernizes, outra empresa, um escritório e uma área residencial - os dois últimos salvos dos estragos do incêndio.
O início do combate deu-se pela entrada principal da empresa, onde os bombeiros dividiram-se em duas equipes montando duas linhas adutoras com duas linhas de ataque cada, objetivando o ataque às chamas para proteger o escritório e a área residencial que não havia sido atingida e também a parede corta fogo do lado direito que fazia divisa com outra empresa.
Com a chegada do apoio, foi possível estabelecer frentes de combate pela retaguarda e lateral da edificação, protegendo as ocupações não atingidas e contendo as chamas do depósito de tintas e vernizes que ficava nos fundos do terreno. Após controlar o incêndio, a equipe deu início ao rescaldo, checando possíveis resquícios de fogo e apagando todos os focos remanescentes que pudessem reacender.