Na manhã de sábado, 5 de abril, por volta das 7h30, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio da equipe do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2ºGBM), com sede em Canasvieiras, foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em edificação no bairro Cachoeira do Bom Jesus, município de Florianópolis.
O local apresentava sinais visíveis de incêndio. A equipe, composta pelo Caminhão (ABTR 179) e pela Ambulância (ASU 503), chegou rapidamente ao local e iniciou os procedimentos de combate às chamas.
No momento da chegada da equipe, havia fumaça saindo pela porta principal da residência. Um popular já havia arrombado a porta utilizando um pé de cabra, após sentir cheiro de fio queimado. Ele tentou conter as chamas com uma mangueira de jardim, mas sem sucesso.
O incêndio estava concentrado principalmente na sala e em um dos quartos da residência. Foram utilizados aproximadamente 600 litros de água para a extinção das chamas. Durante os trabalhos, janelas do quarto e banheiro foram abertas, e a ventilação foi feita de maneira forçada e positiva pela porta de entrada. Um botijão de gás P-13 foi retirado preventivamente do interior da cozinha.
A equipe encontrou dificuldades de acesso em virtude da presença de escadas na estrutura. O comandante de área do CBMSC também compareceu ao local para coordenar a operação.
Segundo a avaliação preliminar, o foco inicial pode ter sido causado por materiais combustíveis em um dos quartos, como colchão e cortinas. O proprietário do imóvel não se encontrava no local no momento da ocorrência.
A testemunha foi orientada pela equipe sobre a preservação do local até a chegada da equipe de investigação. Felizmente, não houve vítimas, sendo registrados apenas danos materiais.