Bombeiros comunitários estão recebendo instrução para atendimento na central de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A instrução de duração de duas semanas e meia teve início dia 27 de outubro. De forma inédita no estado, essa instrução está sendo ministrada a distância por meio da plataforma EAD do CBMSC e com videoaulas, sendo presencial apenas as avaliações, as quais finalizam esta semana.
A bombeira comunitária Aline dos Santos Julio, aluna da instrução, ressalta que realiza o serviço voluntário pelo amor que tem de estar ajudando ao próximo e a possibilidade de estar ajudando diretamente no atendimento a emergências será uma ótima oportunidade. Ainda destacou que sempre atuou nas ambulâncias do quartel e que não conhecia as dificuldades que os operadores do telefone de emergência enfrentam. Segundo ela, essa instrução foi uma oportunidade também de conhecer essa atividade e hoje compreende, pois mesmo não estando presente em uma ocorrência, os operadores conseguem colher o máximo de informações da pessoa que está do outro lado da linha para poder encaminhar a ambulância, caminhão ou outro recurso necessário para cada tipo de emergência.
Segundo a major Priscila Casagrande, Subcomandante e responsável pela central de emergência do 7º Batalhão, os alunos demonstraram comprometimento com a instrução e domínio do conteúdo. Isto foi demonstrado durante os simulados e avaliações, pois mesmo aqueles que nunca tiveram contato com uma central de emergências, conseguem agora acionar o recurso adequado para cada tipo de ocorrência e utilizar os guias de atendimento a emergências, conduzindo o solicitante para colher mais detalhes sobre o motivo da ligação e ainda repassar orientações, assim proporcionando maior segurança tanto para que solicita quanto quem atende o pedido de socorro.
Segundo o tenente coronel Fabiano Bastos das Neves, Comandante do 7ºBatalhão, essa capacitação é fundamental para realizar um atendimento eficiente, despachando os recursos adequados para cada tipo de emergência. Destacou ainda que a empatia e a cortesia são fundamentais para prestar um bom atendimento à sociedade.
Créditos:
Texto: Tenente Douglas Tomas Machado
Imagens: Tenente Douglas Tomas Machado
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