PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (355 palavras)

Instrução para atendentes da central de emergências

Bombeiros comunitários estão recebendo instrução para atendimento na central de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A instrução de duração de duas semanas e meia teve início dia 27 de outubro. De forma inédita no estado, essa instrução está sendo ministrada a distância por meio da plataforma EAD do CBMSC e com videoaulas, sendo presencial apenas as avaliações, as quais finalizam esta semana.

20112020

A bombeira comunitária Aline dos Santos Julio, aluna da instrução, ressalta que realiza o serviço voluntário pelo amor que tem de estar ajudando ao próximo e a possibilidade de estar ajudando diretamente no atendimento a emergências será uma ótima oportunidade. Ainda destacou que sempre atuou nas ambulâncias do quartel e que não conhecia as dificuldades que os operadores do telefone de emergência enfrentam. Segundo ela, essa instrução foi uma oportunidade também de conhecer essa atividade e hoje compreende, pois mesmo não estando presente em uma ocorrência, os operadores conseguem colher o máximo de informações da pessoa que está do outro lado da linha para poder encaminhar a ambulância, caminhão ou outro recurso necessário para cada tipo de emergência.

Segundo a major Priscila Casagrande, Subcomandante e responsável pela central de emergência do 7º Batalhão, os alunos demonstraram comprometimento com a instrução e domínio do conteúdo. Isto foi demonstrado durante os simulados e avaliações, pois mesmo aqueles que nunca tiveram contato com uma central de emergências, conseguem agora acionar o recurso adequado para cada tipo de ocorrência e utilizar os guias de atendimento a emergências, conduzindo o solicitante para colher mais detalhes sobre o motivo da ligação e ainda repassar orientações, assim proporcionando maior segurança tanto para que solicita quanto quem atende o pedido de socorro.

Segundo o tenente coronel Fabiano Bastos das Neves, Comandante do 7ºBatalhão, essa capacitação é fundamental para realizar um atendimento eficiente, despachando os recursos adequados para cada tipo de emergência. Destacou ainda que a empatia e a cortesia são fundamentais para prestar um bom atendimento à sociedade.

Créditos:
Texto: Tenente Douglas Tomas Machado
Imagens: Tenente Douglas Tomas Machado
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193