Profissionais do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Itajaí e a Câmara Técnica de Espaço Confinado, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participaram nesta semana de treinamentos e análises dos riscos em emergências envolvendo espaços confinados.
Foram abordadas as seguintes situações: resgate em casa de máquinas de embarcações; em silos; em tanque de caminhões; em poços; em galerias. As atividades foram realizadas em planos verticais, horizontais e inclinados.
Os Bombeiros Militares estiveram em diversos locais para a realização das práticas, aprendendo técnicas específicas e amarrações. Além disso, também foi feita uma visita ao Instituto Federal de Santa Catarina, em Itajaí, para realização de testes de resistência dos equipamentos de resgate em altura.
Os treinamentos de espaços confinados são de extrema importância para o CBMSC, já que as ocorrências com vítimas em espaços de difícil acesso não são tão comuns quanto acidente de trânsito, ou incêndio, por exemplo, com isso é importante manter as equipes prontas para atender de forma rápida e segura.
As aulas contaram com a assessoria dos especialistas Sérgio Chagas, autor do Manual Técnico de Resgates em Espaços Confinados e também Jeferson Rank, ambos instrutores de resgate em espaço confinado, desde 2014, certificados pela Texas A&M University, dos Estados Unidos da América.
Créditos:
Texto: Soldado Isabiele
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina