Na manhã da última quinta-feira (07/12) foi realizado na praia de Navegantes, o Exercício de Simulado de Emergência em Aeródromos (ESEA), Módulo Salvamento Aquático, no qual foi representada a queda de um avião antes do pouso no mar. A ação foi realizada pelo Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder.
O simulação teve o objetivo de avaliar o Plano de Emergência do Aeroporto e dos demais órgãos envolvidos para avaliar o Estado de prontidão de todos os setores, e testar os recursos internos e externos disponibilizados para uma situação desta natureza.
O ponto de encontro com as vítimas participantes foi a Marina de Itajaí que fica ao lado da Marejada. Havia uma lancha da Polícia Federal para identificar o local. A embarcação do Corpo de Bombeiros Militar efetuou o resgate em alto mar. Após a atracação, os serviços de remoção em solo que estavam na Marina fizeram o deslocamento até o Hospital Marieta, e uma ambulância dos voluntários até o hospital de Navegantes.
O simulado contou com a participação da Marinha do Brasil, Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), Defesa Civil de Navegantes e Itajaí, Bombeiros Militares e Voluntários, Praticagem e Marina de Itajaí. As entidades participantes ajudaram na remoção das vítimas até os hospitais mais próximos, e posteriormente a Marina de Itajaí, que foi o ponto de atracação.
Créditos: 2° Tenente BM Douglas Tomaz Machado - Subchefe da SAT 7° BBM