Jornalistas recebem capacitação para cobertura de desastres

Na tarde da última quinta-feira (01/10), o Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto ministrou a jornalistas do Grupo RBS, em Florianópolis, uma instrução sobre resposta a desastres e cobertura jornalística destes eventos. Participaram presencialmente repórteres, fotógrafos, produtores e técnicos da RBS TV, Jornal Diário Catarinense, Portal G1 e Jornal de Santa Catarina. A palestra foi transmitida por videoconferência a outros grupos reunidos nas sucursais de Joinville, Criciúma, Lages, Blumenau e Chapecó.

Foram abordados temas como a legislação que rege a resposta aos desastres nas esferas municipal, estadual e federal, o trabalho das equipes de atendimento e a reestruturação das comunidades após os eventos climáticos. Os participantes receberam orientações de como se portar nos locais atingidos, dicas de alimentação e prevenção de contaminação, como buscar as fontes de informação e sugestões de pauta.

“O tipo de desastre que mais acomete nosso estado é a enxurrada. Desde a tragédia de 2008 temos trabalhado ainda mais forte no aprimoramento dos recursos oferecidos à população e no trabalho integrado com a Defesa Civil, Epagri/Ciram e outros atores responsáveis pela antecipação e resposta a desastres naturais. A imprensa tem papel fundamental na informação da população: tanto na prevenção quanto na reconstrução das áreas atingidas”, explicou o Tenente Coronel BM Neto. O oficial, que é Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), complementou que está sendo desenvolvido um curso específico para a imprensa, com duração de quatro dias, detalhando situações adversas que poderão ser enfrentadas pelos profissionais e simulações de sobrevivência

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela