Marley é o novo cão de busca ativo do CBMSC e seis binômios são recertificados

O soldado BM Willian Valdeley e o cão Marley são o novo binômio ativo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Depois de muito treinamento eles agora possuem a certificação nacional. Para atuar na atividade da corporação é necessário ter a certificação, que pode ser estadual, nacional ou internacional.

A certificação nacional de cães, com a modalidade busca rural, aconteceu no último fim de semana, entre os dias 02 e 04, na Floresta Nacional do município de Três Barras, no norte de SC.

05.08 Binomio

Recertificação

O Marley conquistou a primeira certificação dele, mas outros seis binômios catarinenses e 3 paranaenses também participaram da prova, num total de 10 cães.

Todos os cães catarinenses foram aprovados e certificados nacionalmente, sendo dos seguintes binômios:

- Capitão BM Michels e cão Chewbacca;

- Capitão BM Moura e cão Johny;

- Aluno Sargento BM Romão e cão Bravo;

- Cabo BM Fumagalli e Hunter;

- Cabo BM De Souza e Zaara;

- Soldado BM Josclei e Iron.

As certificações possuem validade de dois anos.

Novo cão de busca

O cão Marley começou desde cedo sua trajetória de preparação para busca e resgate de pessoas. Ainda filhote, foi para a cidade de Governador Celso Ramos com seu condutor, o Bombeiro Cinotécnico Soldado Willian Valdeley Marques. Assim, começou uma história de vínculo e amizade inseparável.

Todos os dias, Marley acompanha seu condutor nos quartéis de Bombeiro Militar. A exemplo dos outros binômios, eles também permanecem juntos nos dias de folga, em constante treinamento. As atividades com o filhote são como uma brincadeira, tornando o trabalho de adestramento uma diversão para a dupla.

Treinamento

Durante os treinos, Marley cresceu e desenvolveu seu olfato para encontrar pessoas. Além de manter o labrador feliz, as aulas oferecem cuidados e benefícios a saúde física e psíquica do cão, que permanece sempre ativo e com as energias renovadas.

Os cães labradores, por natureza, gostam muito de água, característica que torna Marley um excelente nadador. A atividade aquática faz parte do treinamento do animal, realizada em conjunto com o Soldado Valdeley. O processo de aprendizagem aumenta ainda mais a afinidade entre condutor e cão, aumentando os vínculos de confiança e amizade.

Através da dedicação, empenhada com trabalho assíduo e consistente, o Binômio Bombeiro Cinotécnico Valdeley e Marley, alcançou o resultado positivo durante a prova. Com a aprovação, se tornaram a nova dupla de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Agora, a população catarinense conta com mais um cão Certificado em Busca e Resgate de vítimas, para atuar na região da Grande Florianópolis e prestar apoio em quaisquer acionamentos.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC
(48) 9 8843-4427