PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (516 palavras)

Missão: preservar vidas em simulado de incêndio

Na manhã desta segunda-feira (15/01), as guarnições de Bombeiros Militares e Comunitários do ASU-438 e ABTR 117, ambos do 10° Batalhão de São José, participaram do Simulado Lojas Renner de Evacuação de Área de Risco. Na situação, foi simulado um incêndio e executado o Plano de Emergência, em que os funcionários deveriam deixar o local pelas portas de emergência e se concentrar no ponto de segurança, sinalizado na frente da entrada principal do galpão.

 

 

O Centro de Distribuição está localizado no bairro Areias em São José e tem 83 mil metros quadrados de área, sendo 50 mil metros de área construída. “Por isso, atividades periódicas de ativação do plano de emergência e treinamento das equipes de segurança são fundamentais para controle eficaz das situações críticas reais”, disse a Tenente BM Heloísa Helena Battisti. Além disso, quando as guarnições de bombeiros chegam para combater um incêndio ou controlar um sinistro numa empresa ou edificação que tenha pessoal capacitado e com todos os sistemas preventivos em funcionamento, as chances de garantir a sobrevivência das pessoas e de salvar os patrimônios minimizando danos, é extremamente maior, explica a tenente, que estava como comandante de área na região de Florianópolis, na manhã de hoje.

 

 

 

O Simulado

A ação simulou um incêndio dentro da edificação e pegou de surpresa os 450 funcionários, de um total de cerca de 800, que trabalham naquele turno no local. Ao acionar o alarme de incêndio, imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado pelo telefone de emergência 193 e as viaturas deslocaram para a cena da ocorrência simulada. Dentro do prédio, os brigadistas voluntários da empresa começaram a evacuar a área, garantindo a segurança das pessoas. Aos poucos, os funcionários foram deixando o local, pelas oito saída de emergências, sinalizadas na edificação. Por fim, os brigadistas, num total de 30 funcionários por turno de serviço, fizeram uma inspeção nas áreas internas do prédio para constatar de que não havia ninguém mais no local. Toda evacuação da área levou 5 minutos e 32 segundos para acontecer. Tempo previsto como sendo ideal dentro do Plano Emergencial da edificação, considerada de alta complexidade pelo Corpo de Bombeiros Militar, em virtude do tamanho da estrutura. Toda a atividade, levou cerca de 12 minutos para acontecer.

 

  

O Brigadista Milton Rodrigo de Oliveira, comandou a atividade de evacuação. Ele explica que duas vezes ao mês os funcionários brigadistas voluntários são treinados para controlar possíveis situações de emergência dentro da empresa. “Pelo plano de emergência, assim que a área for evacuada e os funcionários estiverem em segurança, nós já começamos a acionar os sistemas preventivos para iniciar combate ao fogo”, disse Milton, que também atua como Bombeiro Comunitário em São José.

 

 

Ao final do simulado, os 450 funcionários retomaram os postos de trabalho, em segurança e confiantes de que estão um pouco mais preparados para agir de maneira adequado se o inesperado acontecer. Os Bombeiros Militares aproveitaram para conhecer os sistemas preventivos e a casa de máquinas e de bombas.

 

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193