Homenagem aos Bombeiros que evitaram queda de jovem em ponte

O salvamento aconteceu dia 18 de setembro, mas o reconhecimento público veio nesta quarta-feira, (1°/11). Três bombeiros militares responsáveis pelo salvamento de um jovem de 23 anos, que tentou atirar-se da Ponte Pedro Ivo, em Florianópolis, foram agraciados com uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores da Capital, por proposição da Comissão Municipal de Segurança Pública. Guardas municipais que atuaram na ocasião também foram agraciados. O momento foi também de reencontro, pois depois do ocorrido, as equipes não haviam conversado sobre a ocorrência.

A ambulância que os bombeiros tripulavam naquela noite vinha de outro atendimento, com uma vítima em situação estável em transporte para o hospital. De passagem, os profissionais avistaram a situação na ponte e decidiram auxiliar. Enquanto agentes da Guarda Municipal tentavam acalmar o rapaz, os bombeiros foram responsáveis por tirá-lo do guardrail e colocá-lo na pista em posição de segurança. Naquele momento, nenhum dos profissionais estava utilizando qualquer tipo de cabo ou equipamento que os protegesse do risco de queda livre. O jovem não aceitou o salvamento e precisou ser imobilizado.

Os soldados BM Felipe Madureira, Jackson Jacques e Diego Ribeiro Pires contam emocionados a história. “A gente percebeu as lágrimas correndo do rosto dele.Foi difícil e muito arriscado, nunca tínhamos trabalhado com aquele pessoal da Guarda Municipal, mas pelo olhar, nos comunicamos e fizemos o melhor possível. E deu certo", disse um dos Bombeiros.

Créditos: Soldado BM Maria Gabriela - CCS do CBMSC