No último sábado (08/07) ocorreu inauguração do Monumento aos Cães de Regate e a formatura do curso de bombeiros cinotécnicos no 14º Batalhão de Bombeiros Militar em Xanxerê. Com o término deste curso, a população pode agora contar com mais 29 novos especialistas em busca canina nos 12 Estados brasileiros de onde vieram os participantes. A meta do CBMSC é poder disponibilizar o serviço de busca com cães em todos os batalhões de Santa Catarina, contribuindo para o desenvolvimento da atividade nos estados onde o serviço ainda não existe. A corporação também abre as portas para as corporações que buscam aprimorar e fortalecer o serviço já existente.
O memorial aos cinotécnicos é um presente ao 14º Batalhão de Bombeiros Militar e município de Xanxerê, como reconhecimento ao pioneirismo, dedicação, persistência e todo trabalho aplicado no desenvolvimento da atividade de cinotecnia no Brasil. Foi construído pelo artista Francisco Medeiros de Abreu, em São Joaquim. Intitulada de “O Binômio”, a estátua representa um bombeiro cinotécnico e seu cão. Ela encontra-se exposta permanentemente a frente do quartel do 14º BBM. Um projeto para a construção de uma praça no local já foi elaborado para que futuramente a população possa visitar livremente o monumento.
O memorial não contou com aporte de recursos públicos e foi integralmente patrocinado pelas seguintes pessoas e empresas:
Autarquia comercio de saúde animal, Associação Corpo de Bombeiros Munitário de Xanxere, Martin Mann, Walter Parizotto, Tiago José Domingos, Allan Urbano Guanais Mineiro, Bruno Gonçalves dos Santos, Paulo Mateus Jesus Costa, Antonio Barbalho Tavares Junior, Alessandra Borba, Evandro Jefferson da Silva, David César Canever, Alan Delei Cielusinski, Clemente Stähelin Michels, Moises Kluska, Edimar Éder Guerini, Christiano Cardoso, Luciano Peri, Josclei Tracz, João Antonio Duarte de Borba, Anderson Mertens, Jefferson de Souza e Ivaldir Busaquera.
Texto: 1º Tenente BM Michels - Fotos: Bombeiro Comunitário Anderson Mertens