Por volta das 17h do último domingo, 19, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atendimento de um homem, que sofreu queda de moto, em uma trilha, no interior de Imaruí.
O homem, de 50 anos, teve uma fratura na perna esquerda e estava em um local de difícil acesso. A equipe de Imbituba caminhou por mais de duas horas, em mata fechada, em aclive, com muita lama, carregando os equipamentos para a realização do resgate. Era impossível a chegada de veículos, exceto motos, no local.
A equipe acionou o helicóptero Arcanjo 01, porém, por conta do anoitecer avançado, a aeronave não pode realizar o resgate no momento. Com isso, os bombeiros estabilizaram a vítima e decidiram pernoitar na mata, já que não seria possível retirar a vítima em segurança do local, uma vez que o homem não conseguia se locomover.
Por volta das 23h a equipe, composta pelos cabos Soares e Tartari, além do bombeiro civil profissional Max e a bombeira comunitária Elisa, foi surpreendida pela esposa da vítima e um amigo, que levaram alimentos, cobertas e café para que a noite fosse mais fácil.
Às 8h da manhã a aeronave Arcanjo 01 chegou ao local, de difícil visualização, por conta das árvores, necessitando que os bombeiros fizessem sinal de fumaça. No local não foi possível pousar o helicóptero, então foi realizado um rapel para acesso.
O paciente foi colocado em uma maca e transportado até uma área rural, porém que permitia acesso da equipe médica, que o atendeu e medicou. Após a estabilização, o homem foi conduzido no Arcanjo 01 até as proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Imbituba, em que foi levado de ambulância ao Hospital São Camilo.
O resgate com a aeronave durou 3h30min e os bombeiros que pernoitaram com a vítima realizaram mais 2h30min de caminhada para retornar ao quartel.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina