PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (300 palavras)

NOVAS TURMAS SÃO CAPACITADAS PARA OPERAR EM ESTRUTURAS COLAPSADAS

Desde o dia 1º de agosto integrantes das Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participam do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CBREC). O curso é realizado no município de Tijucas.



O CBREC tem como objetivo capacitar os integrantes das FTs a atuarem em ocorrências de desastre urbano que envolvam colapso de estruturas. O curso ocorre no Centro de Treinamento para Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (CTBREC), anexo ao quartel do CBMSC em Tijucas. O espaço foi desenvolvido para ser referência, tanto em âmbito estadual como nacional e teve como referência o modelo desenvolvido em países como Chile, Equador, Colômbia e Guatemala, todos com alto índice de eventos sísmicos e recorrência nesse tipo de atendimento. 



Durante as 70 horas de curso, a maioria composta de aulas práticas, os participantes terão conhecimento a respeito de: triagem estrutural de edificações, comunicação e sinalização padrão INSARAG (órgão internacional), uso adequado de equipamentos, técnicas de busca, escoramento, estabilização e transporte de cargas, manejo e tratamento de pacientes, entre outros. 

Em 2022 o CBMSC vai capacitar 48 bombeiros militares para operações de BREC, divididos em 2 turmas. Com a formatura dos novos "Brequianos", a corporação passará a contar com capacidade total de operação para este tipo de ocorrência em todos os Batalhões do Estado.


Créditos:
Texto: capitão Thiago Eloi Santos Sarraff
Imagens: Coordenadoria de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193