PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (881 palavras)

NÚMERO RECORDE DE MATERIAIS ESCOLARES ARRECADADOS A CRIANÇAS CARENTES É ENTREGUE PELO CBMSC EM BLUMENAU

Encerrando a 9ª edição da campanha Volta Às Aulas Solidária, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Blumenau entregou nesta sexta-feira, 18, os materiais escolares arrecadados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes). 
A campanha Volta Às Aulas Solidária 2022 teve início no dia cinco de janeiro e os 23 postos de arrecadação coletaram 7.778 itens de material escolar, um recorde em nove edições da campanha. Essa marca histórica foi alcançada por meio do trabalho e da solidariedade dos parceiros e da população do município de Blumenau, que mais uma vez se mobilizaram para ajudar quem mais precisa. 
"Mais uma vez a comunidade blumenauense mostrou o quanto é solidária e abraçou a campanha. Mesmo com os reflexos da pandemia na economia, arrecadamos uma quantidade histórica de materiais escolares, que vão fazer a diferença na vida de muitas crianças do município. Em nome das famílias que serão beneficiadas, deixo meu muito obrigado a todos que participaram", pontuou e agradeceu o Capitão Fillipi Pamplona, comandante da 1ª Companhia de Blumenau. 
Em suas primeiras semanas, entretanto, o nível de arrecadação esteve abaixo do esperado. Foi durante a terceira semana que a campanha ganhou novos postos de coleta. O Núcleo de Atividades Físicas da Associação Empresarial de Blumenau (NAF/Acib) procurou o quartel de Blumenau e motivou as academias a participar da campanha. "Foi uma experiência muito interessante e gratificante, pois assim que foi proposto, as academias do núcleo rapidamente abraçaram a causa e em duas semanas arrecadaram 1096 itens de material escolar. Com o esforço de todos os postos de coleta, o ano letivo de diversas crianças e jovens será melhor", conta Maria Denise Ribeiro Ern, integrante do Núcleo. 
Mesmo com o apoio de novas instituições, o quartel prorrogou, junto da Semudes, o período da campanha, que inicialmente iria até 3 de fevereiro, para dia 10. Esta mobilização, que durou mais sete dias, fez a diferença no resultado final da campanha pois, com o prazo estendido, mais pessoas puderam fazer sua doação nos postos de coleta e ajudar um número ainda maior de crianças e jovens de Blumenau. 
 Além dos novos parceiros, a campanha também contou com o apoio de estabelecimentos e instituições como o 23º Batalhão de Infantaria, o 10º Batalhão de Polícia Militar, as secretarias municipais de Defesa Civil (Sedeci) e de Trânsito e Transportes (Seterb), assim como lojas dos Shoppings Neumarkt, Norte e Park Europeu.
Representando todos os cadastrados na Secretaria, a família de Jackeline Ferreira, com seus filhos Hanane e Matheus, recebeu kits completos com os materiais da lista escolar e conheceram o batalhão e viaturas dos bombeiros.

Estavam presentes na solenidade a Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, Coronel Olímpio Menestrina, Secretário de Defesa Civil, e representantes dos parceiros desta edição da campanha, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), o Núcleo de Atividades Físicas da Associação Empresarial de Blumenau (NAF/Acib) e do Shopping Park Europeu.

Em suas nove edições, a Volta Às Aulas Solidária arrecadou 31,6 mil itens de material escolar que foram entregues à Semudes.  

Distribuição dos materiais escolares às crianças e jovens 

Os quase 7,8 mil itens arrecadados estão sendo distribuídos pela Semudes às famílias em vulnerabilidade social que já estão cadastradas nos Centros Referência de Assistência Social (Cras) do município. É a partir deste cadastro que o poder público identifica quais crianças e jovens precisam dos materiais escolares, sejam eles mochilas, cadernos, ou lápis e borracha. E o CBMSC distribuiu uma parte deles. 
 "Essa campanha representa a alegria para muitas crianças e adolescentes que iniciam ou reiniciam sua jornada escolar neste ano, mas também um fôlego para muitas famílias que não conseguem suprir esta demanda. Fazer parte desta história, unindo quem pode ajudar com quem precisa, demonstra o verdadeiro sentido de viver em comunidade", afirma a Secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse. 

Confira abaixo a lista completa com os materiais escolares arrecadados em 2022:
 

Atlas: 4
Apontador: 309
Aquarela: 5
Borracha: 562
Caderno de desenho: 88
Caderno de caligrafia: 10
Caderno grande 96 folhas: 471
Caderno grande dez matérias: 122
Caderno pequeno 96 folhas: 270
Caderno pequeno 48 folhas: 325
Caixa de canetinha: 77
Caixa de cola colorida: 18
Caixa de giz de cera: 183
Caixa de guache: 17
Caixa de lápis de cor: 369
Cartolina: 132
Caneta: 1756
Caneta Marca Texto: 28
Dicionário: 43
Escova de dente: 5
Estojo: 123
Folha de papel A4 (100): 155
Folha de papel A4 (500): 5
Grafite: 26
Jogos educativos: 14
Lápis: 1593
Lapiseira: 6
Livros Infantis: 128
Marcador de quadro branco: 1
Massinha de modelar: 12
Mochila: 68
Pasta: 21
Papel Almaço: 7
Pincel: 9
Porta-Escova: 1
Régua: 359
Tesoura: 123
Tubo de cola: 275
Outros: 62
TOTAL: 7778

Créditos:
Texto: Isabella Cremer - estagiária de comunicação 3º Batalhão
Imagens: Divulgação CBMSC/Isabella Cremer e Anna Clara Uliano
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193