OBM de Gaspar inicia nova turma do “Bombeiro da Melhor Idade”

O Corpo de Bombeiros Militar com sede em Gaspar iniciou na sexta-feira (15), uma nova turma do projeto social “Bombeiro da Melhor Idade”, que instrui e forma idosos para a prevenção de acidentes e atendimento básico em primeiros socorros. A cerimônia, realizada no quartel do CBMSC em Gaspar, contou com a ilustre presença dos Bombeiros da Melhor Idade formados em 2018, que aproveitaram o momento para compartilhar suas experiências.

O prefeito municipal de Gaspar, Kleber Wan-Dall foi um dos convidados para a solenidade e enalteceu a importância da realização de projetos sociais como este para a proteção da comunidade. Kleber agradeceu a disponibilidade dos participantes e de todos os envolvidos para a realização do projeto e relembrou que, na infância, recebeu orientações dos Bombeiros Militares que foram valiosas em uma emergência em que se envolveu. O prefeito também discursou sobre a implementação de várias ações para pessoas da melhor idade, como a criação do fundo municipal do idoso e a Faculdade da Maturidade.

Para o Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia e a Assessora do Centro de Convivência do Idoso, Andrea Schramm, o Projeto Bombeiro da Melhor Idade disponibiliza a integração social de toda comunidade, além de repassar orientações ao público da terceira idade que é vulnerável a emergências. O secretário e a assessora também mencionaram que, em Gaspar, o Centro de Convivência do Idoso disponibiliza diversas atividades para os idosos, proporcionando bem estar e convívio social aos cidadãos.

De acordo com o Comandante do Quartel Bombeiro Militar de Gaspar, Tenente BM Douglas Tomaz Machado, as atividades desenvolvidas são realizados graças à força de vontade de todos. O Comandante destacou que o apoio da prefeitura é fundamental para a atividade da Corporação e o desenvolvimento de Projetos Sociais como este.

O Tenente Douglas também declarou que, em Gaspar, todos os órgãos trabalham em conjunto com objetivo de proporcionar o melhor atendimento à comunidade. “Agradeço a disponibilidade e a cooperação de todos os Bombeiros para a realização dos Projetos Sociais. O sucesso de cada ação ocorre graças ao comprometimento de todos os envolvidos, que por várias vezes vêm ao quartel em seus dias de folga para ministrar as instruções. Um grande exemplo é o do Sargento BM Vicente, vindo em sua folga e Sargento BM RR Maba, que está na reserva remunerada, ambos que com boa vontade se prontificam a vir até o quartel para repassar seus conhecimentos e experiências aos Bombeiros da Melhor Idade. Atitudes como essa demonstram o amor que os Bombeiros Militares têm por sua profissão e o carinho com a sociedade” afirmou o Comandante.

Ao final, todos cantaram parabéns ao senhor José Justi, que completou 73 anos de vida no dia da cerimônia de início do projeto Bombeiro da Melhor Idade.

Créditos: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado e Soldado BM Hilberto Speck