Uma delegação composta por quatro oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou três artigos científicos na 6ª edição do Congresso Íbero-Latino-Americano em Segurança Contra Incêndio (CILASCI), na cidade de Belo Horizonte-MG, nos dias 28 e 29 de julho.
Os Congressos Ibero-Latino-Americanos de Segurança contra Incêndios (CILASCI) são realizados de dois em dois anos com o objetivo de divulgar o trabalho científico e técnico em segurança contra incêndios, realizado no espaço ibero-latino-americano, integrando os diferentes atores envolvidos nesta área do conhecimento. Estes são eventos únicos onde pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis, podem discutir os últimos desenvolvimentos na área, trocar experiências e lançar pontes de colaboração.
Os artigos aprovados e apresentados no 6º CILASCI foram os seguintes:
1. Ignição em superfície aquecida de combustíveis líquidos comerciais utilizados em veículos automotores – Major Willian LEAL Nunes, Capitão WAGNER A. de Moraes, e Dr. Amir A. de Oliveira;
2. Avaliação quantitativa dos incêndios em Santa Catarina – Capitão WAGNER A. Moraes, Prof. Leandro Becker, e Prof. Lino Marques;
3. Gas Cooling: A influência dos tipos de jatos no resfriamento dos gases da combustão – Capitão WAGNER A. Moraes, Capitão Henrique J. SCHUELTER Nunes e Capitão Bruno Souza ALBUQUERQUE.
Além da exposição dos trabalhos científicos produzidos em Santa Catarina, os participantes tiveram a oportunidade de assistir outras palestras sobre segurança contra incêndio, sendo de grande valia a troca de experiências com outras corporações e profissionais que são referência na área.
Créditos:
Texto: major Willian Leal Nunes
Imagens: Coordenadoria de combate a incêndio estrutural
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina