PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (276 palavras)

Revendas clandestinas de GLP são interditadas no Planalto Norte

 

Três revendas clandestinas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) foram interditadas na segunda-feira (28/09) em São Bento do Sul numa ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia civil no município do Planalto Norte. Quatro pessoas foram detidas na ação pelo comércio ilegal.

 

As interdições ocorreram no bairro Serra Alta, onde durante fiscalização as equipes das instituições envolvidas identificaram botijões armazenados de forma indevida em ambiente residencial, bem como situações irregulares do transporte dos recipientes. Segundo informações preliminares, as residências funcionavam como postos clandestinos de revenda de GLP, ignorando qualquer aparato de segurança contra incêndio e autorizações necessárias do Corpo de Bombeiros Militar, Prefeitura ou Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

O GLP, popularmente conhecido como gás de cozinha, requer uma série de cuidados para o armazenamento e transporte, tendo em vista o alto risco de acidentes com o gás combustível. Edificações onde funcionam revendas do produto devem, por isso, seguir normas específicas que garantem a instalação de equipamentos de segurança contra incêndio para diminuir os riscos à vida e ao ambiente em caso de sinistro.

 

Entre as exigências estão a adequação do espaço para a atividade, sistema de ventilação e a instalação de itens de segurança contra incêndio, todas condições exigidas e vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros Militar em todo o Estado.

 

A partir da identificação do funcionamento de uma revenda de GLP não-autorizada (clandestina), os representantes do CBMSC procederam com a apreensão dos botijões, a interdição dos locais e a comunicação oficial à ANP para que tome os procedimentos administrativos cabíveis.

 

Créditos: 1º Tenente BM Maicon Éder Motelievicz – Oficial gestor ANP 9ºBBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193