A Seção de Atividades Técnicas de Blumenau efetuou a fiscalização de uma edificação destinada ao armazenamento de explosivos (notadamente pólvoras e dinamites) e de seus respectivos acessórios (especialmente espoletas e cordéis detonadores), na última terça-feira (29/03).
A ação conjunta foi coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro (DFPC), em parceria com o 23º Batalhão de Infantaria, com sede em Blumenau. Além do Corpo de Bombeiros Militar, participaram também representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil.
As questões atinentes à segurança contra incêndio e pânico da edificação foram analisadas segundo os preceitos da Instrução Normativa 030/DAT/CBMSC, que regula os critérios mínimos de dimensionamento das edificações destinadas à produção, ao depósito e ao comércio de armas, munições, explosivos e fogos de artifício.
De acordo com o comandante da operação, General Neiva, inspeções desse tipo buscam potencializar a integração entre os diferentes órgãos de fiscalização, e, sobretudo, consolidar a presença dessas instituições perante a sociedade brasileira, tanto no que se refere ao combate a ilícitos envolvendo a gestão irregular de explosivos, quanto no que concerne à segurança contra incêndio e pânico dos imóveis.
Créditos: Capitão BM Daniel Gevaerd Müller – Chefe da SAT 3° BBM