Um resgate em local de difícil acesso mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Garuva. No último domingo, os militares foram acionados para uma ocorrência de busca e resgate em uma área de grande vegetação, na Pedra da Tartaruga. Segundo guias turísticos que estavam no local da ocorrência, um homem teria sofrido um infarto durante o percurso e estava inconsciente.
As condições climáticas adversas, com forte nevoeiro e chuva, impossibilitaram o envio de helicóptero para apoio aeromédico. Dessa forma, os bombeiros se deslocaram por terra, por meio de uma viatura 4x4, percorrendo cerca de 75 quilômetros em aproximadamente três horas até o início da trilha.
A operação apresentou grande complexidade devido à dificuldade de comunicação com os solicitantes e à localização imprecisa da vítima. A progressão pela trilha, de aproximadamente 4,5 quilômetros, exigiu esforço físico intenso das equipes em terreno íngreme e escorregadio.
Ao chegarem ao local, por volta do meio-dia, os bombeiros constataram que a vítima já se encontrava em óbito, após tentativas de reanimação realizadas pelos guias. Apenas 20 minutos depois, chegaram também equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e do Grupo de Resgate em Montanha de Joinville, ocasião em que o médico do SAMU confirmou oficialmente o falecimento.
O corpo foi então transportado com maca tipo mamute e roda de transporte (mula), em um trabalho que demandou mais de 2h30min até a ambulância avançada do SAMU, enfrentando novamente o trajeto de 4,5 quilômetros sob nevoeiro e chuva.
Após a entrega da vítima para os devidos encaminhamentos, as equipes do CBMSC e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville retornaram aos quartéis de serviço.