OPERAÇÃO VIRTUDE: AÇÕES PREVENTIVAS E EDUCACIONAIS PELAS FORÇAS DE SEGURANÇA REFORÇAM PROTEÇÃO AOS IDOSO EM SC

Ações educativas, palestras, visitas, fiscalizações, orientações sobre sinais, medidas protetivas, canais de acionamento para ajuda e formas de proteção, prevenção e repressão da violência contra a pessoa idosa. Estas são algumas das principais iniciativas que estão sendo realizadas ao longo do mês de outubro na operação Virtude, no Estado, pelas forças de Segurança de SC – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.

A ação é nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), sendo desenvolvida em todos os estados. Em Santa Catarina, a Operação Virtude é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e os trabalhos realizados de forma integrada. A operação ainda está em andamento e vai até o dia 31 de outubro, quando os números serão computados e finalizados.

A constatação da SSP e das forças de Segurança é de que, mesmo com as chuvas no mês de outubro no estado e os atendimentos nas enchentes, os órgãos conseguiram realizar as visitas, às ações preventivas e educacionais, por exemplo.

Visitas a lares

Nesta quinta-feira, 26, Dia D da Operação Virtude no país, foram visitados e fiscalizados alguns lares e instituições de longa permanência de idosos pelo estado, entre outras frentes de ação. Uma videoconferência com as forças de Segurança também foi realizada pela SSP para avaliação.

Salvar vidas

"Conseguimos realizar medidas práticas e essa integração dos órgãos de segurança, desta vez em proteção aos idosos, está trazendo resultados positivos. A operação Virtude mostra que os trabalhos estão acontecendo e, de forma integrada, vidas estão sendo salvas", destacou o secretário de Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

Para o secretário adjunto da Segurança Pública de SC, Freibergue Rubem do Nascimento, o trabalho preventivo realizado pela Operação Virtude no estado é de excelência na proteção aos idosos e as forças de Segurança estão de parabéns pelo empenho na missão que está sendo cumprida.

Segundo a tenente-coronel Ana Paula Guilherme, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, as fiscalizações integradas e as ações educacionais, além da fiscalização, são práticas essenciais em benefício da população idosa no Estado.

A capitã Karla Medeiros, da Polícia Militar de SC, também ressaltou os trabalhos conjuntos das instituições. Conforme o diretor de criminalística da Polícia Científica de SC, perito criminal Eduardo José Linhares, os profissionais da Polícia Científica atuaram em campo em diversas regiões do estado. "A integração das forças de segurança e o comprometimento dos profissionais reflete a preocupação da pasta com essa importante operação", afirmou.

A coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) da Polícia Civil em SC, delegada Patrícia Zimmermann, informou que, por meio de forças-tarefas nas delegacias, a operação também está gerando fluxo no andamento de inquéritos policiais em torno da população idosa pelo Estado.

Denúncias

Os órgãos de segurança verificam denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181 e WhatsApp Denúncia (48-98844-0011) e Delegacia Virtual da Polícia Civil, bem como pelos telefones de emergências 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Texto: Assessoria de Comunicação da SSP/SC
Imagens: Assessoria de Comunicação da SSP/SC

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.