PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (394 palavras)

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E A DEPRESSÃO EM ITAJAÍ

No dia 23, terça-feira, foi realizada na Escola Estadual Nereu Ramos uma importante palestra sobre combate à depressão e suicídio. O evento foi voltado aos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio e foi ministrada pelo cabo Thales Felippe Fernandes da Silva, especialista no assunto.

A iniciativa foi um sucesso e teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da saúde mental e fornecer informações fundamentais para identificar e enfrentar esses problemas.



Durante a palestra, o cabo Felippe abordou de forma sensível e acolhedora os temas da depressão e do suicídio, que são questões cada vez mais relevantes e preocupantes entre os jovens. Compartilhando experiências e conhecimentos, ele destacou a importância de falar abertamente sobre esses assuntos, reduzindo o estigma e encorajando a busca por ajuda profissional.

O militar também apresentou informações relevantes sobre os sinais de alerta da depressão, como mudanças comportamentais, isolamento social e perda de interesse em atividades antes apreciadas. Além disso, ele enfatizou a importância de estar atento aos amigos e colegas, encorajando-os a oferecer apoio e buscar ajuda caso identifiquem sinais de depressão.

O tópico delicado do suicídio também foi abordado com cautela e sensibilidade. O palestrante enfatizou que falar sobre suicídio não aumenta o risco, pelo contrário, é fundamental para a prevenção. Ele forneceu informações sobre os fatores de risco, as opções de suporte disponíveis, como linhas de apoio emocional e serviços de saúde mental, e a importância de compartilhar preocupações com adultos responsáveis, como pais, professores ou profissionais de saúde.

Os alunos presentes na palestra demonstraram um alto nível de engajamento e interesse no tema, fazendo perguntas relevantes e compartilhando suas próprias experiências. Acredita-se que a conscientização proporcionada pela palestra contribuirá para a criação de uma comunidade escolar mais solidária, empática e atenta capaz de apoiar e acolher aqueles que possam estar enfrentando dificuldades emocionais.


Créditos:
Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193