PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (283 palavras)

PALESTRAS PARA A UFSC NO CENTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CBMSC

Na tarde do dia 25 de fevereiro, no Centro de Pesquisa e Inovação do CBMSC, realizaram-se duas palestras para docentes e pesquisadores do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. O encontro em seu primeiro momento teve orientações básicas de comunicação a uma central de emergência, sinais vitais, desmaios, convulsões, engasgamentos (OVACE), queimaduras, parada respiratória e cardiorrespiratória. Os alunos puderam realizar atividades práticas com manequins cedidos pelo Centro de Ensino do CBMSC. 



Em um segundo momento, os alunos receberam informações sobre o uso de extintores, saídas e sinalizações de emergência e abandono de local. O Sebrae cedeu gentilmente o espaço para uma visita guiada, apresentando os sistemas passados em sala de aula. No final da visita, uma atividade prática em duplas foi realizada consistindo em montar uma linha de combate a incêndio, utilizando-se do hidrante de parede da edificação. Os ministrantes foram o cabo Albino e o soldado Marcel. 



Os docentes e pesquisadores conheceram todo o espaço físico com os equipamentos e linhas de estudo em andamento em ciências do fogo, trocando-se informações e experiências e fortalecendo os laços entre as duas instituições. O Centro de Pesquisa e Inovação do CBMSC agradece ao professor Dr. Amir Oliveira pela atividade proposta e demais atividades em desenvolvimento conjunto. 


Créditos:
Texto: soldado Marcel
Imagens: Divulgação CBMSC/Centro de Pesquisa e Inovação
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193