PARCERIA ENTRE CBMSC E PREFEITURA DE SÃO JOSÉ PROMOVE PROJETOS E TREINAMENTOS PARA SEGURANÇA E CIDADANIA

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Prefeitura de São José estabeleceram uma parceria notável visando promover os Projetos "Golfinho" e "Bombeiro Mirim". Essas iniciativas têm como objetivo oferecer orientação para a prevenção de acidentes domésticos, segurança aquática e combate a incêndios. A Secretaria Municipal de Educação coordena essa parceria em conjunto com o apoio da Fundação Educacional Municipal de São José.

Durante uma reunião realizada na quarta-feira, 14, diretores e representantes de 12 escolas que participarão das atividades tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do projeto Golfinho. Em agosto, 500 estudantes do 7º ano darão início às atividades. Ao longo de 10 horas de aulas, eles serão expostos a atividades teóricas e práticas que abordarão diversos temas importantes. O coordenador do serviço voluntário, sargento Douglas Coelho da Silva, explicou: "Nosso objetivo é ensinar às crianças sobre os perigos relacionados a rios, piscinas e mares, além de fornecer noções básicas de salvamento, como acionar os meios de resgate, educação ambiental e cidadania."

No ano passado, a Prefeitura e o CBMSC desenvolveram uma proposta-piloto do Projeto Golfinho com cerca de 30 estudantes do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz, no bairro São Luiz. Considerando o sucesso dessa iniciativa, decidiu-se ampliar a proposta. A secretária municipal de educação, Maria Helena Krüger, enfatizou: "Avaliamos que essa parceria é extremamente promissora e, desde janeiro, temos trabalhado para expandir a iniciativa. Neste ano, estenderemos o Projeto Golfinho para atender 50% dos alunos do 7º ano da rede municipal de ensino."

Além disso, outros quatro estabelecimentos de ensino que oferecem anos finais do ensino fundamental serão beneficiados com o Projeto "Bombeiro Mirim". Nesta primeira fase, serão 200 alunos distribuídos em sete turmas. Durante o curso de 12 horas, eles aprenderão sobre prevenção contra incêndios, primeiros socorros, acidentes de trânsito, educação ambiental, prevenção ao uso de drogas e cuidados de higiene e prevenção de doenças.

Um aspecto importante desse esforço conjunto é proporcionar aos estudantes um contato regular e estruturado com as forças de segurança. Conforme explicou o sargento Douglas, no 5º ano, eles têm atividades relacionadas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar. No 6º ano, participam do programa Bombeiro Mirim, e no 7º ano, têm a oportunidade de se envolver com o Projeto Golfinho, ambos do CBMSC. Um planejamento está em andamento para a expansão dessas iniciativas.

Além disso, foi firmada uma parceria para oferecer um curso de formação de brigadista voluntário aos professores da rede municipal em conjunto com o CBMSC. No ano passado, os profissionais da educação infantil da rede municipal foram capacitados em primeiros socorros e atuação em situações de emergência. Neste ano, os professores do ensino fundamental estão sendo contemplados. O treinamento está em conformidade com a Lei Lucas (nº 13.722/2018). Até o dia 26 de junho, 100% dos professores serão capacitados em primeiros socorros. O sargento Douglas acrescentou: "Nosso objetivo é que, até o final do ano, todos os professores também recebam treinamento em prevenção e combate a incêndios, assim como abandono de edificações, para que estejam capacitados como brigadistas voluntários."

Com essas iniciativas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de São José, está desempenhando um papel fundamental na conscientização e na formação de estudantes, professores e comunidade em geral, oferecendo treinamentos e projetos que promovem a segurança e a cidadania. Essas ações demonstram o comprometimento e a dedicação da corporação em tornar a cidade um lugar mais seguro para todos.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.