Na manhã desta segunda-feira, 12, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou da celebração da Páscoa dos Militares, em conjunto com as demais Forças de Segurança do Estado. A cerimônia, que ocorre em data distinta da Páscoa tradicional, homenageia o retorno da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ao país, em 1945, após a campanha na 2ª Guerra Mundial, e segue como uma importante tradição entre os militares brasileiros.
A cada ano, a organização do evento é responsabilidade de uma das instituições militares — Marinha, Exército, Força Aérea, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Militar — sendo que, em 2025, coube à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) promover a celebração na cidade de Florianópolis. A celebração deste ano ocorreu de forma simultânea em três locais, reunindo representantes do CBMSC, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da própria PMSC.
Para os militares católicos, foi realizada uma missa na Paróquia da Santíssima Trindade, com a presença do Arcebispo Ordinário Militar, Dom Marcony Vinícius Ferreira. Em sua homilia, o religioso destacou o simbolismo do sacrifício e da entrega, valores vivenciados diariamente pelos militares em sua missão de proteger vidas. Dom Marcony também dedicou uma oração pela proteção de todos os integrantes das forças armadas e auxiliares ao serviço da Pátria.
O CBMSC foi representado na solenidade pelo coronel Jefferson de Souza, que esteve presente em nome do Comandante-Geral da corporação. Ao final da celebração, o Comandante da PMSC, coronel Emerson Fernandes, entregou ao coronel Jefferson de Souza, Subcomandante-Geral do CBMSC, a imagem de Nossa Senhora da Defesa, símbolo da fé e da proteção divina aos militares.
A reunião espírita foi realizada no Auditório da Academia da Polícia Militar, no bairro Trindade. O palestrante tenente-coronel EB André Souza recordou o início da tradição da Páscoa dos Militares, que surgiu da necessidade de permitir um momento de reflexão e oração, lembrando os tombados em serviço após o período pascal.
Durante a palestra, o oficial também falou sobre a Cruzada dos Militares Espíritas e leu uma mensagem do autor espiritual Albino Teixeira, destacando o esforço de trabalhar pelo bem de todos como caminho para a verdadeira felicidade. "A reencarnação não é uma oportunidade para ser desperdiçada", concluiu.
Já o culto evangélico foi realizado na Capelania da Polícia Militar. O major capelão Alex Thomaz de Almeida, da PMSC, destacou em sua pregação que "a vida não tem uma receita pronta. Ao longo da vida vamos descobrindo o caminho, e este caminho não está isento de erros e falhas. Porque não sabemos tudo de antemão e também vivemos em sociedade, com pessoas que têm efeitos sobre nós."
Além dos militares, a cerimônia evangélica contou com a presença de uma banda de música e foi encerrada com uma mensagem de esperança: "se até a morte foi contraposta pela ressurreição de Jesus, por que a nossa realidade não pode ser mudada?"
Em 2026, ano do centenário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, caberá ao CBMSC a honra de organizar a celebração da Páscoa dos Militares.
Veja todas as fotos do evento: Páscoa dos Militares
Créditos:
Texto: Mônica Andrade - CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Soldado Murilo Damian Medeiros e soldado Ariel dos Anjos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.