Toque, aconchego e aproximação. O projeto "Patas que Curam" está sendo realizado pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), em parceria com o Hospital Regional de Araranguá (HRA), administrado pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, que prevê a visita do binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) a pacientes internados ou em fase de tratamento periódico.
O binômio formado pelo cabo Matheus Premoli e pelo cão Bono realizarão visitas quinzenais ao HRA, com o objetivo de diminuir a sensação de estresse e ansiedade dos pacientes. A dupla, além do projeto, está à disposição da corporação para ocorrências que envolvam resgate de vítimas desaparecidas.
"Nós sabemos o quanto é difícil esse momento de internação, por isso a ideia é trazer o Bono para que eles tenham o carinho e possam amenizar um pouco a saudade de casa", afirma o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Segundo a gerente de enfermagem do HRA, Carla Cibele Silveira da Costa, o momento da visita é sempre de muita emoção. "Muitos pacientes já estão há algum tempo internados, então acabam lembrando do seu animal de estimação", ressalta. "A cão terapia é uma terapia assistida através de um cão que precisa estar devidamente treinado e vacinado, como atestado veterinário. Ela auxilia na melhora da condição emocional e diminui o nível de estresse. Só tem benefícios", finaliza.
O Bono chegou no 4º BBM no ano de 2019 e completou quatro anos no último dia 02 de julho. A dupla fica localizada na cidade de Araranguá, na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, onde realiza seus treinos diários e ficam de prontidão para chamados que necessitem de buscas. No último ano, já foram empregados nas buscas após deslizamentos de terra na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.