Pré abertura da Operação Veraneio é realizada em Florianópolis

Na manhã de hoje (21/11), ocorreu a pré abertura da Operação Veraneio 2018/2019, na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em Florianópolis. O evento reuniu autoridades locais e representantes dos principais órgãos públicos de Santa Catarina, com objetivo de promover, de forma integrada, informações e atribuições das instituições envolvidas diretamente na organização da demanda turística, além de demonstrarem os avanços para receber cerca de 5 milhões de turistas durante a temporada de verão.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, doutor Alceu de Oliveira Pinto Júnior, a parceria entre as instituições públicas é um grande diferencial nesta Operação Veraneio. Em Santa Catarina, 163 balneários, 146 praias, e 17 locais de água doce estarão protegidos por 405 postos de guarda vidas implantados. Estarão disponíveis aos cidadãos mais de 2 mil viaturas, sete helicópteros, três aviões, embarcações e triciclos. Ao todo, cerca de 9 mil profissionais da segurança pública, incluindo os mil guarda vidas civis contratados, atuarão para garantir a segurança dos catarinenses e turistas.

Além da integração entre os órgãos do Estado, policiais e bombeiros de Missiones, Argentina, deslocaram-se para Santa Catarina e estarão presentes em Canasvieiras, Florianópolis, para apoio no atendimento à turistas argentinos que costumam se concentrar nesta região.

O secretário também destacou a implantação de um novo sistema de inteligência analítica para mapeamento de ocorrências. “Hoje pela manhã tínhamos 667 ocorrências registradas, desde o início da pré operação (em 4 de outubro). A maior parte dos atendimentos, realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar, foram em casos de queimadura por água viva e localização de crianças perdidas. O mapeamento integrado com outros órgãos da segurança pública facilita a mobilidade, garantindo o melhor atendimento possível”, declarou o doutor.

A pré temporada da Operação Veraneio teve início em 4 de outubro, com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar. A temporada, que dura 81 dias, começa em 21 de dezembro e se encerra em 11 de março de 2019. Depois deste período, ocorre a pós temporada, com a permanência do serviço de guarda vidas nas áreas mais estratégicas até o dia 15 de abril.

Estiveram presentes o Governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, a vice-governadora eleita Daniela Cristina Reinehr, Chefe do Estado Maior Geral, Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra, secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Tufi Michreff Neto, secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, coordenador do Conselho de Gestão do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), Coronel BM Aldo Baptista Neto além de dirigentes e presidentes da Casan, Celesc, Secretaria de Saúde, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marinha do Brasil, entre outros órgãos que compõem a Segurança Pública.

Créditos: Fotos: Soldado BM Tainara