A pré-temporada da Operação Estação Verão, promovida pelo Governo de Santa Catarina em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e principais forças de segurança e secretarias catarinenses, foi encerrada no último domingo, 15, com 327 salvamentos por afogamento registrados entre os dias 02 de novembro e 15 de dezembro de 2024.
O número, considerado dentro do esperado para o período, reforça o trabalho essencial desempenhado pelos guarda-vidas, inclusive antes da alta temporada. Em 2023, foram registrados 267 salvamentos no mesmo período.
Promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a Operação Estação Verão é um trabalho conjunto entre as forças de segurança e secretarias estaduais. Durante a pré-temporada, também foram registradas 996.181 ações de prevenção e 2.025 crianças foram formadas pelo Programa Golfinho, que promove a educação aquática e a prevenção de afogamentos.
A alta temporada teve início nesta segunda-feira, 16, e se estenderá até o dia 09 de março de 2025, quando terá início a pós-temporada que vai até 21 de abril. Durante a Estação Verão, o CBMSC conta com um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, 156 praias e balneários, cobrindo cerca de 560 km de litoral catarinense.
Diariamente, 470 bombeiros atuarão nas praias, com reforço de 96 profissionais vindos do interior do estado. Além disso, duas ambulâncias Auto-Socorro de Urgência (ASU) estarão disponíveis nas praias dos Ingleses, em Florianópolis, e em Balneário Camboriú.
Além do CBMSC, a Estação Verão integra os profissionais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Militar Rodoviária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Secretaria de Turismo (SETUR) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre outros. Ao todo, são 14 órgãos do Governo envolvidos em ações para garantir um período proveitoso para turistas que vierem de outras partes do Brasil e de outros países.
Prevenção e inclusão
O trabalho de prevenção realizado pelo CBMSC vai além das praias. O Programa Golfinho, que forma crianças em educação aquática e segurança, também é levado às escolas durante o ano e ao interior do estado. Outra iniciativa de destaque é a disponibilização de cadeiras anfíbias nas praias mais movimentadas, permitindo que pessoas com dificuldades de mobilidade ou com deficiência (PcD) possam aproveitar o mar com segurança.
Para saber quais praias possuem cadeiras anfíbias ou identificar as condições do mar, o CBMSC disponibiliza o aplicativo CBMSC Cidadão, gratuito para sistemas Android e iOS. A plataforma informa a sinalização das bandeiras nas praias: verde para baixo risco de afogamento, amarela para risco médio e vermelha para alto risco. A bandeira roxa indica a presença de águas-vivas, enquanto a bandeira preta sinaliza que o posto de guarda-vidas não está ativado.
Com foco na prevenção e no investimento em medidas de segurança, o Governo de Santa Catarina e o CBMSC reforçam seu compromisso em garantir uma temporada 2024/2025 segura e tranquila para todos os catarinenses e turistas.
Boletim Semanal
A seguir, confira os principais dados registrados no período de 10 a 16 de dezembro de 2024.
*OBS.: Dados de óbitos em atualização.