Bombeiros Militares e guarda-vidas civis de diversos locais do Estado participaram da palestra “Atualização em Afogamentos”, ministrada pelo Dr. David Szpilman, membro da Sobrasa - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - e médico referência no assunto. Ao todo, mais de 150 profissionais acompanharam as instruções, incluindo equipes do SAMU e aeromédicos do Arcanjo. A palestra foi realizada na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL – no município de Palhoça.
Dotado de diversas qualificações, entre elas o cargo de médico do Grupo de Socorro de Emergência - GSE – do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Szpilman discursou sobre a taxa de mortalidade por afogamentos no Brasil e no mundo, com a exposição de gráficos e estatísticas atuais. O médico destacou a melhora da qualidade nos resgates, exemplificando que antigamente eram raros os casos de vítimas ressuscitadas após um longo período de afogamento. O número de óbitos sofreu redução ao longo dos anos, o que ressalta a importância da prevenção e do preparo dos profissionais para um rápido resgate.
O público foi informado sobre ações de prevenção e reação, contextualização de como a população vê o problema e histórias dos primeiros postos de salvamento no país. Szpilman também explicou sobre graus de afogamento com exemplos reais e riscos de afogamentos com crianças, principalmente em rios com correnteza e piscinas. Ao final, foi realizada uma simulação com manobras de RCP - Ressuscitação Cárdio Pulmonar.
O evento também foi acompanhado por autoridades locais, incluindo o Coronel BM RR e Deputado Eleito Onir Mocellin e o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de São José, Tenente Coronel BM Sandro Martins. Confira o vídeo completo da palestra clicando aqui.
Créditos: Fotos: Soldado BM Tiago Moritz
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina