PRIMEIRA TURMA DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM É FORMADA EM SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

O 10º Batalhão de Bombeiro Militar (10ºBBM) com sede em São José, promoveu na última quinta-feira, 27, a primeira formatura do projeto Bombeiro Mirim, na cidade de São Pedro de Alcântara.

Foram ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) quatro aulas para as crianças, incluindo uma visita ao quartel. Na visita, as crianças puderam acompanhar a rotina dos bombeiros, além de conhecer as viaturas e os equipamentos usados por esses. O binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) Cabo Valdeley e o cão Marley também se fizeram presentes, contando um pouco sobre sua trajetória, atuação, além de participar de algumas brincadeiras com os pequenos.

Além das noções de prevenção, o curso prioriza a capacitação das crianças e a motivação de valores. O projeto também promove a orientação vocacional, auxilia o desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e da inclusão social de crianças e de adolescentes por meio da preparação para ações de defesa civil com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao CBMSC.

Segundo o Cabo Rodrigo Souza Silva, instrutor da turma, "o projeto além de estreitar os laços com a comunidade, busca também contribuir com a mesma, apresentando o lado preventivo para as crianças, para que elas sejam propagadoras dos novos conhecimentos, bons costumes e boas práticas."

Foram certificadas 38 crianças do 6º ano da Escola Básica Municipal Doutor Adalberto Tolentino de Carvalho. Ao final do evento, o tradicional "batismo" foi recebido com festa pelos novos Bombeiros Mirins.

O projeto

O programa Bombeiro Mirim é uma estratégia preventiva do CBMSC, destinado a capacitar crianças e adolescentes do 6º ano do ensino fundamental, para agirem de maneira preventiva em situação de riscos de acidentes, através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

Durante as aulas, os alunos utilizam materiais didáticos específicos que potencializam o processo de ensino e de aprendizagem. Os alunos são incentivados a praticarem a solidariedade, a fortalecerem a disciplina individual e coletiva, a respeitarem todos os seres vivos e o meio ambiente e a construírem coletivamente uma cultura prevencionista.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: estagiário Fabricio Nobre Reck